Caucaia reduz índice de infestação do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta quinta-feira (16/5) o resultado do II Levantamento de Índice Rápido (Lira), realizado em 41 bairros da área urbana de Caucaia e que mensura o nível de infestação predial para o Aedes aegypti. O mosquito é causador das arboviroses zika, dengue e chikungunya.

No período de 6 a 10 de maio, as inspeções foram feitas em 6.407 imóveis, sendo que desse total 197 apresentaram infestação do inseto. Ao contrário do último Lira, divulgado em janeiro e apontando 5% de infestação (muito alto), o atual documento mostra médio risco com 3%.

“Essa redução é resultante de um grande trabalho envolvendo outras secretarias. Na estratificação das localidades, observamos claramente bairro com redução pra mais de 60% se compararmos ao primeiro Lira”, declarou o coordenador de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires Sousa.

A ação contou com o trabalho de 89 servidores. De acordo com a coordenação de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, os bairros com estratificação de risco de infestação são: Parque Potira I, Marechal Rondon, Santa Rita, Tabapuazinho, Tabapua, Caucaia Sede, Capoeiras, Res. Metropolitano, Lagoa do Cabatan, Barra do Ceará, Praia da Tabuba, Parazinho.

Ano passado, nesse mesmo período, o boletim apresentou índices muito altos, com 4,3% de infestação do Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.