ACSs de Caucaia debatem ações para conquista do Selo Unicef

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta quinta-feira (13/12) mais um encontro de agentes comunitários de saúde para tratar de ações da Prefeitura com foco na conquista do Selo Unicef. A atividade foi realizada pela Coordenação de Atenção Primária à Saúde.

Os ACSs são peça fundamental de alguns projetos elaborados pela Comissão Intersetorial da Prefeitura para Caucaia ganhar a certificação internacional de cidade que reduz desigualdades e garante direitos de crianças e adolescentes. Uma dessas iniciativas é o programa “Busca Ativa Escolar”. Nele, os agentes ajudam a localizar e resgatar para as salas de aula jovens que estão fora da rede municipal de ensino. Tudo isso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O fortalecimento do Sistema de Informação da Atenção Primária também foi uma das pautas discutidas entre a SMS e os agentes. O debate deu-se em torno de informações obtidas em visitas domiciliares de caucaienses feitas pelos ACSs. O trabalho objetiva realizar um diagnóstico epidemiológico de cada território do Município.

“O momento é uma grande oportunidade para darmos prosseguimento às atividades que visam o bem estar e qualidade de vida da população caucaiense”, destaca a coordenadora da Atenção Primária da SMS, Vilalba Carlos.
    
SELO UNICEF
O Selo Unicef existe para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A metodologia capacita atores municipais, aprimorando mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: