Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza durante a Semana Santa

Sexta-feira Santa terá a maioria dos estabelecimentos fechada durante o feriado. Veja o que funciona e o que não abre em Fortaleza durante o período. Supermercados e postos de gasolina funcionarão normalmente

Pela tradição católica, as celebrações da Semana Santa iniciam nos três dias que antecedem o domingo de Páscoa, formando o Tríduo Pascal. No entanto, apenas a Sexta-Feira Santa (19/04), data em que é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, é considerada feriado.

Confira o funcionamento dos shoppings de Fortaleza durante a Semana Santa. (Foto: Alex Gomes/O Povo)

Na última quinta-feira, 11, o governador Camilo Santana (PT) assinou decreto que estabelece ponto facultativo no próximo dia 18 de abril, Quinta-feira Santa. Apesar do ponto facultativo, o decreto estabelece que serão normalmente assegurados fornecimento de água e serviços da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros, assim como atendimento médico-hospitalar e de ambulatórios médicos especializados que atendem pacientes já agendados.

Veja o que funciona e o que não abre em Fortaleza durante a Semana Santa.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias fecham somente no dia 19. Para realizar operações bancárias, a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data comemorativa poderão ser pagos nos próximos dias úteis, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou, no caso das que têm código de barras, pagá-las nos próprios caixas automáticos.

Supermercados funcionarão normalmente, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), incluindo os estabelecimentos localizados em shoppings.

Postos de combustível

Não haverá alteração no horário de funcionamento dos postos de combustíveis em Fortaleza.

Metrofor

Na quinta-feira, haverá operação normal nas linhas Sul, Oeste e no VLT Parangaba-Mucuripe. Já na sexta-feira não haverá operação nas linhas do sistema metroviário. No sábado, os trem voltam a circular normalmente.

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)

Funcionará em regime de plantão a partir da sexta-feira para garantir o fornecimento de água e a prestação de serviços de coleta de esgoto em Fortaleza e no interior do Estado. Todas as lojas de atendimento da companhia estarão fechadas e retomarão as atividades na segunda-feira, 22, a partir das 8h.

A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado que entrem em contato direto com a companhia pela central telefônica (0800.275.0195), pelo aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou pelo site.

Centro

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas têm funcionamento normal na quinta-feira, 18, e no sábado, 20. Na sexta-feira da Paixão o comércio fecha e no domingo da Ressurreição, e também feriado de Tiradentes, o funcionamento é facultativo.

Shoppings

Iguatemi Fortaleza: lojas e quiosques fechados. Praça de alimentação e lazer, Extra e Americanas funcionam normalmente. No sábado e domingo o funcionamento é normal.

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy: lojas e quiosques fechados. As praças de alimentação, entretenimento e restaurantes funcionam normalmente das 10h às 22h. No fim de semana o funcionamento é normal.

Shopping Aldeota: lojas e quiosques fechados na sexta-feira. Praça de alimentação, supermercado e cinema tem funcionamento normal. No fim de semana o shopping funciona normalmente. Já o posto de atendimento da Etufor fecha na quinta-feira, 18, e volta a funcionar na segunda, 22.

Shopping Benfica: lojas e quiosques fechados somente no dia 19. Praça de alimentação, entretenimento e cinema funcionam das 11h30min às 22h. No fim de semana o funcionamento é normal. No sábado, 20, não haverá missa, que volta no sábado seguinte, 28, às 18 horas, no primeiro piso.

Shopping Del Paseo: lojas e quiosques fecham na sexta-feira. Praça de alimentação funciona das 11h às 22h e cinema abre a partir de 13h. Mercadinho São Luiz e Americanas funcionam em horário normal. No fim de semana o funcionamento é normal: no sábado das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h.

Shopping Parangaba: na sexta-feira, a praça de alimentação e as opções de lazer do funcionarão das 11h às 22h. Já as lojas e quiosques estarão fechados. Durante o fim de semana, o shopping funcionará normalmente das 10h às 22h no sábado e das 13h às 21h no domingo.

Via Sul Shopping: na sexta-feira, lojas não funcionam e praça de alimentação e lazer estarão abertas das 11h às 21h. No sábado, o funcionamento é normal. Já no domingo, lojas têm ponto facultativo e a praça de alimentação e lazer funcionam normalmente.

O POVO Online entrou em contato com os demais shoppings da Capital e não obteve resposta até a publicação desta notícia.

Cinemas

Filmes serão exibidos de acordo com as sessões divulgadas pelas empresas das redes de cinema.

Fonte: O Povo Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: