Prefeitura de Caucaia já contratou 158 médicos nos últimos seis meses

Imagem do Hospital Municipal de Caucaia
A saúde municipal de Caucaia está superando o reflexo de anos de estagnação e entrando num novo momento, com melhor estrutura e mais gente para atender a quem procura ajuda especializada. Prova disso é a quantidade de médicos contratada somente nos últimos seis meses pela Prefeitura.

Levantamento feito pelo setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica que foram 158 novos profissionais de diversas especialidades contratados temporária ou emergencialmente apenas no primeiro semestre da gestão do prefeito Naumi Amorim.

O equipamento que mais recebeu médicos foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Centro. Foram, ao todo, 58. A Atenção Primária (postos de saúde) aparece em seguida, com 41 contratações. O Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMAGR) teve 29; a Maternidade Santa Terezinha, 18; e o Centro de Especialidades, 12.

Naumi comemora. “Foi um compromisso de campanha melhorar a saúde. E nós já estamos cumprindo porque entendemos que a saúde é uma área muito importante pra todo mundo e passou anos abandonada. Só na última semana, dez médicos começaram a trabalhar na emergência do Hospital Municipal e já se mostraram um reforço importante. Muito mais está sendo feito e vai ser feito.”

O ‘mais’ ao qual o prefeito refere-se tem especificação. Diversos postos de saúde já foram ou estão sendo reformados, há uma unidade sendo levantada do zero no Garrote, uma nova UPA está em construção na Jurema e todo o valor arrecadado este ano com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será destinado à saúde.

Estima-se que isso implique num aporte de cerca de R$ 6 milhões ao orçamento da SMS só em 2017. A expectativa da Prefeitura é de essa medida representar um fomento de R$ 16 milhões à verba da Secretaria em 2020. “A política de saúde de Caucaia estava na contramão de tudo o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde. Estamos colocando tudo nos eixos, mas ainda há muito a ser feito”, pondera o secretário de Saúde Moacir Soares.

A DISTRIBUIÇÃO DOS MÉDICOS CONTRATADOS

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA): 58

ATENÇÃO PRIMÁRIA: 41

HOSPITAL MUNICIPAL ABELARDO GADELHA DA ROCHA: 29

MATERNIDADE SANTA TEREZINHA: 18

CENTRO DE ESPECIALIDADES: 12

TOTAL: 158  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: