Cirurgias de catarata voltam a ser disponibilizadas em Caucaia

Entre os avanços comemorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um é especial para quem convive com problemas de visão e doenças oculares. Parados até o início do ano, os atendimentos oftalmológicos voltaram a funcionar em Caucaia.

“Estamos desde março retomando os atendimentos. Já duplicamos a oferta de consultas, exames e cirurgias”, afirma o titular da Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Adail Afrânio Marcelino.

Segundo ele, por meio de contrato de prestação de serviços com uma empresa da área, nove importantes exames são ofertados em Caucaia, tais como: mapeamento de retina, biometria ultrassônica, topografia computadorizada, retinografia fluorescente, fundoscopia e paquimetria ultrassônica.

Entre os procedimentos cirúrgicos, o destaque é a facoemulsificação com implante de lente, popularmente conhecido como cirurgia da catarata. A meta da SMS é que sejam realizadas cerca de 80 cirurgias como essa ao mês. Além da remoção da catarata, também estão disponíveis procedimentos como o tratamento cirúrgico de pterígio e a capsulotomia por Yag-Laser.

Para ter acesso, o paciente precisa primeiro passar por uma avaliação na Atenção Primária (posto de saúde). Caso o médico avalie a necessidade de uma consulta especializada, preenche uma ficha de referência e faz o encaminhamento do paciente.

O fluxo desses atendimentos é agendado pela Central de Regulação do município. “Demos um salto de qualidade na prestação destes serviços e ainda somos referência para outros municípios da região, seguindo os princípios da regionalização da saúde”, comemora Adail Afrânio.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: