38 novos residentes chegam para reforçar a saúde de Caucaia

Duas novas turmas de residências para a rede local de saúde foram recebidas pela Prefeitura de Caucaia nesta quinta-feira (4/4). Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cerimônia da nova Residência Integrada em Saúde e Residência em Medicina de Família e Comunidade, aconteceu no Convento Cordimarianas.
Dr. Moacir Soares – Secretário de Saúde de Caucaia recebendo os novos profissionais que atuarão na saúde do município
“Temos aproximadamente 60 residentes em Caucaia. Para 26 meses de gestão, isso pode-se considerar um legado. O município vem se destacando como o maior com celeiro de residentes, e não somente em quantidade, mas também na produção científica”, declarou o secretário de saúde de Caucaia, Moacir Soares, durante discurso de abertura do evento. As novas turmas se dividirão em Medicina de Família e Multiprofissional, que contempla serviços de Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. São 28 residentes das categorias multiprofissionais e dez residentes médicos.
Profissionais da nova Residência Integrada em Saúde e Residência em Medicina de Família e Comunidade de Caucaia
Durante a solenidade, turmas de residentes veteranos fizeram uma dramatização de situações ocorridas na rotina de trabalho. “Esse é um evento muito importante para formalizar esse início de residência de nossa turma nº 5, além de estar prestigiando os colegas de R2 que já estão aqui no município, e que vieram hoje para apresentar trabalhos que foram desenvolvidos ano passado“, analisou a residente psicóloga da Saúde da Família, Darc Pessoa. “É com muita alegria que estamos presenciando esse momento. Estamos conhecendo todo o município que tem população acolhedora. Estamos chegando com toda força de vontade para tentar melhorar ainda mais a saúde do município de Caucaia”, disse a residente em enfermagem Graziele de Almeida. Em Caucaia, a primeira turma de residentes em Medicina de Família e Comunidade começou com 10 residentes, em 2017. A iniciativa contou com a parceria do atual coordenador de Residências Médicas do Ceará, o Dr. Marco Túlio, e do Dr. Frederico Esteche, que estiveram presentes na solenidade. “Foi um desafio muito grande. De fato estamos fazendo história no município”, pontuou Túlio, recordando toda trajetória para implantar o projeto de residência local. Fonte: Assessoria de Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: