‘Vi a morte de frente’, diz sobrevivente de acidente com ônibus no RS

Passageira se recupera em hospital e diz ter percebido aquaplanagem.
Mulher acredita que ficou desacordada por mais de meia hora.

Ainda sob atendimento médico em um leito do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, a auxiliar admistrativa Claudia Mara Timdola, de 33 anos, relatou ao G1 detalhes do drama vivido por passageiros do ônibus que despencou neste domingo (3) de um barranco de mais de 25 metros, na ERS-135. A moradora de Marau diz que a sensação de morte iminente, pânico e impotência diante de feridos presos a ferragens e pessoas mortas jamais serão esquecidas por ela, que retornava do Paraguai.

“Vi a morte passar rapidamente na minha frente. Mas o que mais ficará guardado na minha memória é o sentimento de não ter podido ajudar as pessoas. Isso é mais forte”, disse Claudia no hospital por telefone, ainda emocionada com a tragédia. Segundo ela, a sensação de todos que estavam no veículo é de que o ônibus aquaplanou, já que chovia forte no momento do acidente.

“Tive a impressão de que o ônibus voou 40 metros. Quando caímos lá embaixo eu desmaiei. Acredito que fiquei desacordada pelo menos meia hora. Quando recuperei os meus sentidos, vi uma cena horrível”, contou Cláudia, chorando. “E creio que o ônibus não estava em alta velocidade. Esta foi minha impressão.”

Minha vida passou a ter outro sentido”
Cláudia Timdola, sobrevivente.

Depois de acordar, a auxiliar administrativa conseguiu acionar a os bombeiros com um telefone celular, e ligar para o namorado, o motorista Roberto Santin Machado, de 26 anos, também de Marau, que auxiliou no resgate. A mãe dele, Ortenila Sanin Machado, acompanhava Cláudia no ônibus e também foi encaminhada ao hospital com ferimentos. Ambas passam bem. “Minha vida tem outrop sentido agora. Mudou tudo”, definiu Cláudia.

O acidente
O ônibus voltava do Paraguai e ia em direção à cidade de Nova Prata, naSerra do Rio Grande do Sul. O motorista perdeu o controle perto de uma ponte sobre trilhos, no km 3 da rodovia ERS-135. O local é de difícil acesso.

Mapa de Passo Fundo, onde um acidente deixou vítimas e feridos (Foto: Editoria de Arte)Mapa de Passo Fundo, onde um acidente
deixou vítimas e feridos (Foto: Editoria de Arte)

De acordo com a empresa Turis Prata, proprietária do ônibus, o homem que estava dirigindo na hora do acidente está em estado de choque e não consegue explicar o que ocorreu. Representantes da empresa estão no local ajudando no resgate. Ainda conforme a Turis Prata, dois motoristas participavam da viagem.

A empresa disse que o ônibus saiu do Rio Grande do Sul na sexta-feira (1) à noite e retornava na manhã deste domingo (3) depois de passar o sábado no Paraguai.

Fonte: G1

 

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: