Início Nacional Por liberdade artística, manifestantes ocupam setor de Artes da UFRN

Por liberdade artística, manifestantes ocupam setor de Artes da UFRN

0
COMPARTILHAR

Manifestantes ocupam desde quinta-feira (7) o Departamento de Artes (Deart) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O grupo inicialmente formado por estudantes do setor cobra um espaço de liberdade artística dentro da instituição. A ocupação foi intitulada ‘Okupa Garden’, em referência ao espaço de convivência do Deart.

Em manifesto publicado no blog da ocupação, os manifestantes acusam a chefia do Departamento de Artes de ter “devastado e saqueado” o espaço de convivência. “Diversas composições artísticas, aparatos de trabalho, espaços de debate, anotações e rabiscos foram simplesmente considerados lixo ou entulho sem serventia, atirados a esmo ao descarte”, diz o manifesto.

Segurança da Universidade Federal do RN acompanharam manifestação (Foto: Reprodução/Blog Okupa Garden)Segurança UFRN acompanhou manifestação
(Foto: Reprodução/Blog Okupa Garden)

O grupo cobra um esclarecimento e uma retratação do Deart sobre o episódio. “Seja lá qual for a motivação desta iniciativa, que ela fique clara e acabada, para que possamos fomentar espaços de diálogo e produção artística sem medo pois, com esta possibilidade de iminente ação repressora, sentimos no Deart o maior inimigo do artista”, afirma a mensagem.

Em outra postagem no blog, o grupo apresenta uma carta endereçada à reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ao diretor Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Herculano Ricardo Campos, e ao chefe do Departamento de Artes, Marcos Alberto Andruchak. Na carta os manifestantes fazem 12 reivindicações.

Em agosto deste ano, estudantes ocuparam banheiros do Setor de Aulas II do Campus, emNatalImagens da ocupação foram divulgadas em um blog chamado ‘afetadxs’, onde foi publicado um texto intitulado ‘Medo de Glitter’. Nele, em um determinado trecho, o autor explica os motivos da manifestação.

“Os alunos respeitáveis e professores e funcionários respeitáveis insistem em perguntar: ‘mas o que vocês querem?’ A pró-reitora respeitável pode ser que também venha, a qualquer hora, para anotar nossas reivindicações, ainda que nós não reivindiquemos nada além do que já fizemos, ainda que não queiramos nada que já não tenhamos feito por conta própria: a instauração de um banheirão como zona política pós-gênero e sexodissidente”, diz o texto.

Grupo formado inicialmente por estudantes ocupa prédio do Deart da UFRN desde quinta-feira (Foto: Reprodução/Blog Okupa Garden)Grupo formado por estudantes ocupa prédio do Deart desde quinta (Foto: Reprodução/Blog Okupa Garden)
Fonte: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.