No Ceará os nome Francisco e Maria são maioria

No Brasil, o nome mais comum entre as mulheres também é Maria, mas José fica em primeiro lugar na lista entre os nomes masculinos ( FOTO: KID JÚNIOR )
No Brasil, o nome mais comum entre as mulheres também é Maria, mas José fica em primeiro lugar na lista entre os nomes masculinos ( FOTO: KID JÚNIOR )
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)mostra os nomes mais populares no Brasil, de acordo com o censo demográfico de 2010. Foram observados 130.348 diferentes nomes na população, 63.456 masculinos e 72.814 femininos. No Estado do Ceará, o nome mais comum entre as mulheres é Maria. Entre os homens, o preferido dos cearenses é Francisco. O historiador Airton de Farias relata que, com o passar dos anos, a forma de escolha dos nomes mudou na sociedade. “No passado, os nomes mais comuns eram bíblicos ou eram escolhidos para homenagear alguém da família, principalmente entre as pessoas mais ricas. Hoje há uma grande influência da globalização nessas escolhas”. O nome é algo que nos acompanha por toda a vida, por isso é necessário cautela dos pais no momento dessa escolha. A oficial de registro civil, Salete Jereissati, afirma que o cartório orienta nessa decisão. “A gente não aceita nomes que expõem a criança ao ridículo. Procuramos orientar em relação a isso”. A oficial ressalta que mesmo com a intervenção, a decisão final é sempre dos pais. O universitário Antônio Ray Alves relata que gosta do seu primeiro nome, que é o sexto mais comum no Estado. “Minha mãe disse que não foi algo específico a escolha. Acredito que ela já gostava desse nome, já que um dos meus irmãos também tem ele. Eu também gosto. Fiquei feliz com a escolha”, afirma. No Brasil, o nome mais comum entre as mulheres também é Maria, mas José fica em primeiro lugar na lista entre os nomes masculinos. Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: