Início Nacional Gasolina pode subir a partir de dezembro

Gasolina pode subir a partir de dezembro

0
COMPARTILHAR

São Paulo. O governo deve anunciar na próxima sexta-feira (22) um aumento de cerca de 5% no preço da gasolina a partir de dezembro, publicou, ontem, a coluna online da revista Veja.

Segundo a coluna Radar, “o reajuste da gasolina será em dezembro – em torno dos 5%”, com uma nova fórmula para reajuste dos preços proposta pela Petrobras (PETR4) entrando em vigor em 2014.

A Petrobras, que tem tido o caixa afetado devido à “disparidade” entre o preço da gasolina no Brasil e o preço no exterior, não comentou o assunto.

No fim de outubro, a estatal informou que os reajustes de combustíveis serão “automáticos”, baseados em diferentes “variáveis”, incluindo o câmbio. Contudo, não informou a data em que as regras serão impostas.

Inflação

O aumento no preço da gasolina e de outros combustíveis podem impactar diretamente a inflação no Brasil. Conforme o Boletim Focus, divulgado, ontem, pelo Banco Central, as projeções do mercado para a inflação deste ano e do próximo foram revisadas para baixo. Para este ano, a previsão é de que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) feche em 5,84%, contra a expectativa anterior de 5,85%. Para 2014, o mercado ajustou sua estimativa de inflação para 5,91%, contra os 5,93% da semana anterior. Há quatro semanas, a expectativa era de que a inflação do próximo ano fecharia em 5,94%.

Com relação à inflação em 12 meses, houve recuo pela quarta semana consecutiva, de 6,18% para 6,14%. Os analistas também revisaram a estimativa para o avanço do IPCA de novembro, de 0,67% para 0,66%.

Quanto à taxa de juro, não houve alterações. A previsão para a Selic no fim de 2013 seguiu em 10% pela quarta semana consecutiva, um aumento de 0,50 ponto percentual na atual taxa, de 9,50% ao ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.