Gasolina pode subir a partir de dezembro

0
15

São Paulo. O governo deve anunciar na próxima sexta-feira (22) um aumento de cerca de 5% no preço da gasolina a partir de dezembro, publicou, ontem, a coluna online da revista Veja.

Segundo a coluna Radar, “o reajuste da gasolina será em dezembro – em torno dos 5%”, com uma nova fórmula para reajuste dos preços proposta pela Petrobras (PETR4) entrando em vigor em 2014.

A Petrobras, que tem tido o caixa afetado devido à “disparidade” entre o preço da gasolina no Brasil e o preço no exterior, não comentou o assunto.

No fim de outubro, a estatal informou que os reajustes de combustíveis serão “automáticos”, baseados em diferentes “variáveis”, incluindo o câmbio. Contudo, não informou a data em que as regras serão impostas.

Inflação

O aumento no preço da gasolina e de outros combustíveis podem impactar diretamente a inflação no Brasil. Conforme o Boletim Focus, divulgado, ontem, pelo Banco Central, as projeções do mercado para a inflação deste ano e do próximo foram revisadas para baixo. Para este ano, a previsão é de que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) feche em 5,84%, contra a expectativa anterior de 5,85%. Para 2014, o mercado ajustou sua estimativa de inflação para 5,91%, contra os 5,93% da semana anterior. Há quatro semanas, a expectativa era de que a inflação do próximo ano fecharia em 5,94%.

Com relação à inflação em 12 meses, houve recuo pela quarta semana consecutiva, de 6,18% para 6,14%. Os analistas também revisaram a estimativa para o avanço do IPCA de novembro, de 0,67% para 0,66%.

Quanto à taxa de juro, não houve alterações. A previsão para a Selic no fim de 2013 seguiu em 10% pela quarta semana consecutiva, um aumento de 0,50 ponto percentual na atual taxa, de 9,50% ao ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.