Em caso raro, vaca surpreende e dá à luz a bezerras trigêmeas em Goiás

0
62

Parto triplo deixou até dono do animal assustado: ‘Nunca tinha visto’.
Veterinário diz que 95% das vacas têm apenas um filhote por gestação.

Uma vaca deu à luz a bezerras trigêmeas, em Porangatu, no norte de Goiás. O fato é considerado muito raro pela medicina veterinária e chamou a atenção até de quem já lida com gado há bastante tempo. As bezerrinhas nasceram saudáveis e já foram até batizadas com os nomes de Juvilhana, Clarissa e Inês.

O produtor rural José Rodrigo, dono de Amarelinha, mãe dos filhotes, disse que cria cabeças de gado há muito tempo, mas que nunca tinha visto nada igual. Ele conta que ficou surpreso quando descobriu que o animal tinha parido mais de uma bezerra.

“Quando acordei, vi que a vaca tinha parido três bezerrinhos. Foi bom demais porque nunca tinha acontecido. Pensava que ia parir dois. Mexo com gado e nunca tinha visto parir três não”, diz o produtor.

Apesar das trigêmeas terem nascido saudáveis, o veterinário Sebastião José de Carvalho alerta que é preciso redobrar os cuidados neste caso. Como esta situação é rara, é preciso ficar atento à alimentação dos bichos.

“Parto de trigêmeos não é comum. Geralmente, em 95% dos partos de vacas são de apenas um bezerro. É preciso ter um cuidado especial, porque um filhote precisa de quatro litros de leite por dia. Com três bezerros, o proprietário tem que ficar de olho porque um deles pode enfraquecer por não estar mamando devido à competição”, explica.

Em caso raro, vaca surpreende e dá à luz bezerras trigêmeas em Porangatu, Goiás 2 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bezerras já receberam nomes: Juvilhana, Clarissa e Inês  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Filhotes se espremem para mamar: veterinário alerta para cuidados (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Fonte: G1
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.