Dilma Rousseff diz que projeto que criava novos municípios “beirava a demagogia”

0
15

A presidente Dilma Rousseff postou em sua página oficial no Facebook, na manhã desta quinta-feira que a emancipação de 188 distritos em todo o País só seria viável se não implicasse descontrole das contas públicas. O veto da matéria que a gestora chamou de“demagogia” na rede social pegou muitos parlamentares de surpresa na manhã da quinta-feira e na Assembleia Legislativa do Ceará alguns lamentavam.

“Beira a demagogia o projeto que criava municípios. A emancipação, vetada pela presidenta Dilma Rousseff, atingiria pelo menos 188 distritos. Medidas como essa, adotadas em outras gestões, criaram muitos deles que hoje não têm a menor condição econômica de arcar as suas contas”, disse o perfil oficial da presidente no Facebook.
Em sua justificativa, Dilma Rousseff afirma que tal pleito só seria viável com o controle das contas públicas, o que não ocorreria no caso em questão. “Não há como iniciar a expansão progressiva do número de municípios, o que resulta em aumento das despesas, sem que haja crescimento respectivo das receitas. A emancipação só é viável se não implicar no descontrole das contas públicas”.

República

No Twitter, a presidente mandou um recado para todos os brasileiros, se solidarizando com os 124 anos da Proclamação da República, comemorados neste dia 15 de novembro. Segundo disse, a orientação de seu Governo é republicana e esses preceitos vêm sendo seguidos ao longo dos anos como presidente da República Federativa Brasileira.

Veja abaixo o texto na íntegra.

“Hoje comemoramos o 124º aniversário da Proclamação da República. A origem da palavra República nos ensina muito. A palavra República vem do latim e significa “coisa pública”. Ser a presidenta da República significa exatamente zelar e proteger a “coisa pública”, cuidar do bem comum, prevenir e combater a corrupção.

Significa governar para todos, num governo do povo, pelo povo e para o povo. Significa tratar todos os governadores e prefeitos como representantes legítimos do povo colocando os interesses de cada estado e de cada município acima das diferenças partidárias ou de qualquer outra espécie. A orientação do meu governo é republicana e seguimos esses preceitos”.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.