Início Fortaleza Ceará perde na estreia do Campeonato Brasileiro Série A

Ceará perde na estreia do Campeonato Brasileiro Série A

0
COMPARTILHAR

Não há esquema tático e jogo coletivo que resistam quando há falhas individuais gritantes, o chamado fogo amigo. Foi o que ocorreu na estreia do Ceará na Série A diante de um bom e veloz Santos, neste sábado, no Pacaembu, derrota por 2 a 0.

Com proposta óbvia de marcação firme e saída rápida em velocidade, o Ceará até funcionou bem nos primeiros 30 minutos, congestionando o meio-campo – ainda que tenha perdido Ricardinho, machucado – mas nas poucas oportunidades para sair no contra-ataque, Felipe Azevedo desperdiçou todas, com decisões sempre equivocadas. Como consequência, Arthur ficava completamente isolado, com Wescley apagado.

No sistema defensivo, Pio foi o responsável direto pelo primeiro gol do Santos, que já dominava a partida atuando sempre nas costas de Rafael Carioca. Além de ter demorado a sair do posicionamento, dando condição de jogo para Daniel Guedes cruzar, o lateral direito furou a cabeçada e, para piorar, mal colocado, desviou chute do goleiro Everson, e marcou contra. Uma senhora trapalhada.

No início do segundo tempo foi a vez de um erro duplo gravíssimo. Com a bola dominada, Juninho errou passe e deu contra-ataque ao Santos. Na sequência, o Peixe errou e com a pelota já dominada, o zagueiro Luiz Otávio se atrapalhou sozinho e permitiu continuidade da jogada e o gol de Rodrygo. Estava decidida a vitória da equipe comandada por Jair Ventura com quase todo o segundo tempo pela frente, até porque o Alvinegro não mostrou qualquer capacidade de reação. No total, foram 9 finalizações contra 19 do Santos.

Evidente que a postura do Ceará fora de casa deve ser mais organizada, discutida e até repensada, mas diante de falhas tão graves nos aspecto individual contra o Santos – que teve méritos por buscar o ataque com movimentação intensa o tempo todo diante de pouco mais de 15 mil pagantes – a tática fica em segundo plano.

No domingo que vem, no Castelão, o Alvinegro recebe o São Paulo, jogo marcado para às 16 horas.

Fonte: http://blogs.opovo.com.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.