Início Internacional Brasil espionou funcionários estrangeiros

Brasil espionou funcionários estrangeiros

0
COMPARTILHAR

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) espionou diplomatas de três países estrangeiros em embaixadas e nas suas residências, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com relatório elaborado pelo Departamento de Operações de Inteligência e obtido pela reportagem, dez operações secretas foram efetuadas entre 2003 e 2004. Países como Rússia e Irã viraram alvos da Abin.
O documento mostra que diplomatas russos envolvidos com negociações de equipamentos militares foram fotografados e seguidos em suas viagens.
Os agentes brasileiros seguiram também diplomatas iraquianos a pé e de carro para fotografá-los e registrar suas atividades na embaixada e em suas residências, de acordo com o relatório.
A reportagem entrevistou agentes que participaram diretamente das ações.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que controla as ações da Abin, confirmou que as operações foram executadas e ponderou que todas foram feitas de acordo com a legislação brasileira.
O governo brasileiro qualificou a espionagem como operações de contrainteligência, ou seja, com o objetivo de proteger segredos de interesse do Estado brasileiro.
Recentemente, documentos vazados pelo ex-analista norte-americano Edward Snowden embasaram denúncias de que a presidente Dilma Rousseff, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia foram alvos da espionagem norte-americana.
A chefe de Estado brasileira se irritou com o fato e criticou a ação na abertura da Assembleia-Geral da ONU, realizada em Nova York, em setembro.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/inteligencia-brasileira-espionou-funcionarios-estrangeiros-04112013
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.