Brasil espionou funcionários estrangeiros

0
32

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) espionou diplomatas de três países estrangeiros em embaixadas e nas suas residências, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com relatório elaborado pelo Departamento de Operações de Inteligência e obtido pela reportagem, dez operações secretas foram efetuadas entre 2003 e 2004. Países como Rússia e Irã viraram alvos da Abin.
O documento mostra que diplomatas russos envolvidos com negociações de equipamentos militares foram fotografados e seguidos em suas viagens.
Os agentes brasileiros seguiram também diplomatas iraquianos a pé e de carro para fotografá-los e registrar suas atividades na embaixada e em suas residências, de acordo com o relatório.
A reportagem entrevistou agentes que participaram diretamente das ações.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que controla as ações da Abin, confirmou que as operações foram executadas e ponderou que todas foram feitas de acordo com a legislação brasileira.
O governo brasileiro qualificou a espionagem como operações de contrainteligência, ou seja, com o objetivo de proteger segredos de interesse do Estado brasileiro.
Recentemente, documentos vazados pelo ex-analista norte-americano Edward Snowden embasaram denúncias de que a presidente Dilma Rousseff, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia foram alvos da espionagem norte-americana.
A chefe de Estado brasileira se irritou com o fato e criticou a ação na abertura da Assembleia-Geral da ONU, realizada em Nova York, em setembro.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/inteligencia-brasileira-espionou-funcionarios-estrangeiros-04112013
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.