Início Municípios Vereadores de Fortaleza apoiam criação de aplicativos de transporte particular de passageiros

Vereadores de Fortaleza apoiam criação de aplicativos de transporte particular de passageiros

0
COMPARTILHAR

A criação de aplicativos de transporte particular de passageiros foi tem,a de debates na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira. O vereador Adail Jr. (PDT), por exemplo, se posicionou a favor da proposta. De acordo com o parlamentar, a livre concorrência desse tipo de aplicativo é a melhor saída para a população, que contaria com preços menores e maior qualidade.

Adail afirmou que não tem nada contra o Uber e afirmou também que não entende como o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados poderia afetar negativamente o serviço oferecido pela empresa. Ele afirmou que a PL favorece a livre concorrência para que todos possam criar o próprio aplicativo que ofereça um serviço de transporte individual particular.

O vereador Soldado Noélio (PR) também defendeu a regulamentação do transporte individual privado de passageiros. O parlamentar destacou a importância do serviço para milhares de trabalhadores de Fortaleza que estavam desempregados.

Para Noélio, a Câmara Municipal de Fortaleza pode se posicionar sobre o tema, independente do projeto que está tramitando em Brasília, pois a lei 12.587 institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e garante a legalidade do transporte individual particular. “Essa Casa não está subordinada ao projeto de Brasília, pois temos uma lei em vigor que autoriza o transporte individual de passageiros. Então por que a prefeitura está apreendendo os motoristas?”, questionou.

O parlamentar ainda criticou o projeto 5587/16, aprovado na Câmara dos Deputados. “Esse projeto é uma punhalada nas costas do brasileiro. Iremos até o Senado para desfazer esse absurdo que foi votado em Brasília. A legislação fala que existem duas modalidades: o transporte público e privado. Os deputados transformaram o transporte individual privado em público. Não podemos obrigar o cidadão a pagar mais caro e estamos aqui para defender o interesse da população, que tem o direito de escolher.”, frisou.

O vereador Julierme Sena (PR) também defendeu a proposta. Ele entende que por conta da concorrência os aplicativos melhoraram o serviço de táxi e contribuíram para suprir a necessidade da demanda da população.

Julierme afirmou que atualmente o sistema Uber oferece em Fortaleza um preço de 40% a 60% mais barato que o táxi tradicional. Segundo o vereador, por conta do preço e da qualidade oferecida, o Uber viralizou em toda a sociedade brasileira, fazendo com que os taxistas começassem a oferecer descontos em corridas. “Com o crescimento do Uber, os táxistas estão dando um desconto de 30% em corridas e isso nunca aconteceu. Por que agora esse desconto?”, indagou.

Em seguida, o parlamentar ressaltou pontos positivos que o Uber oferece em questão de qualidade de transporte ao passageiro, a segurança tanto para quem oferece o serviço como para quem está usufruindo, e a redução de tempo de espera por um transporte.

Julierme concluiu sua fala comentando que o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados sobre o tema possui inconsistências e afirmou que o Partido da República conversará com o Presidente do Senado, Senador Eunício Oliveira (PMDB), para que barrem o projeto.

Com informações da Agência CMFor e http://www.cearaagora.com.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.