Várzea Alegre projeta seminário sobre a cultura do algodão

As secretarias de Desenvolvimento Agrário e Econômico e de Meio Ambiente de Várzea Alegre, representadas respectivamente, pelo coordenador da Unidade de Pecuária José Marcondes Saldanha e pelo secretário J. Marcílio, acompanharam um dia de campo, no data de 28 de junho, nas cidades de Iguatu e Acopiara, com o objetivo de revitalizar a cultura do algodão na região.

A iniciativa faz parte do Projeto Ouro Branco, encabeçada pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a UFCA – Universidade Federal do Cariri.

Foi observado que com manejo correto, a praga do bicudo, que dizimou a cultura do algodão do Ceará na década de 1980, não atacou as plantações.

Com o sucesso dos projetos a EMBRAPA e a UFCA buscam parcerias junto às prefeituras, para tentar revitalizar a cotonicultura e criar oportunidade de geração de renda para o agricultor cearense.

Há, no município de Acopiara, uma usina beneficiadora de algodão que opera com 5% de sua capacidade, e que se propõe a comprar toda a produção da região. Atualmente, uma arroba de algodão, que pesa 15kg, é negociada na usina ao preço de R$ 28,00.

De olho neste projeto de sucesso, é pretensão das secretarias de Desenvolvimento Agrário e Econômico e de Meio Ambiente de Várzea Alegre, realizar nesta cidade um seminário sobre a cultura do algodão, com participação da Embrapa e da UFCA.

Assessoria de Comunicação

 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: