Três empresários acusados de fraudar licitações são presos em Fortaleza

Segundo o MP-CE, suposto esquema de corrupção atuou em mais de duas prefeituras e envolve família que criou diversas empresas com o objetivo de disputar licitações

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) deflagrou nesta sexta-feira, 23, a Operação Cascalho do Mar II, que desarticula suposto esquema de fraudes em licitações em prefeituras do Ceará. Pela manhã, foram presos em Fortaleza, no bairro Alagadiço Novo, três empresários que teriam envolvimento no esquema.

Primeira etapa da operação foi deflagrada em Paracuru em dezembro do ano passado (Foto: Mauri Melo/O POVO)

Segundo o MP, ação mirou mais de dez prefeituras e envolve uma família que criou diversas empresas, em nome de laranjas, com o objetivo de participar de licitações supostamente fraudulentas. Como as investigações ainda seguem em curso, o órgão ainda não divulga quais são as prefeituras investigadas nem o valor total dos contratos em análise.

Segundo a investigação, o grupo teria participado de licitações para os mais variados serviços, desde locação de veículos e de pessoal, merenda escolar, transporte escolar e coleta de resíduos sólidos. Ao todo, o esquema teria envolvido pelo menos seis empresas com sinais de serem “de fachada”, inclusive uma sem sede própria.

Empresas fantasmas

Segundo o MP-CE, muitas empresas não tinham sequer patrimônio nem funcionários. Os empregados só eram contratados após a conquista das licitações. Muitos eram indicados por vereadores e lideranças políticas dos municípios investigados.

Ao todo, foram presos os empresários Luiz Maycon Pereira Barreto, Marcos Vinicios Gonçalves Barreto e Francisco Sávio Venâncio Bonfim. O pai de um dos acusados também foi preso no local por posse de munição. Também foram apreendidos quatro veículos, além de documentos, CPU, pendrives e relógios.

A ação é tocada pela Procuradoria de Crimes contra a Administração Pública (Procap). Em dezembro do ano passado, primeira etapa da Operação Cascalho do Mar efetuou a prisão de diversos empresários e gestores públicos da prefeitura de Paracuru, entre eles o prefeito José Ribamar Barroso Batista (PSDB) e dois filhos.

Fonte: /www.opovo.com.br
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: