Temporal com granizo surpreende moradores de Aratuba

Um temporal com granizo foi registrado na tarde deste domingo (13) emAratuba, região do Maciço de Baturité. Segundo relato de populares, a chuva acompanhada de vento, atingiu alguns pontos da cidade.

Os moradores se surpreenderam com a chuva e tiraram fotos mostrando as pedras de gelo.O vigilante Jair Santos gravou um vídeo para mostrar o fenômeno. A fonoaudióloga Raone Alves, o técnico em higiene bucal Fabio Melo e vários moradores de diversos pontos diferentes da cidade na sede e zona rural também registraram a primeira chuva de granizo de Aratuba.

Não houve registros de danos graves causados pelo forte temporal na sede do município e nem registros de estragos como quedos de árvores ou fiação elétrica na zona rural. A novidade foi destaque nas redes sociais e movimentou a tarde deste domingo.

O fenômeno, que costuma ser mais comum no verão, acontece quando o hemisfério sul recebe maior incidência de raios solares e fica mais aquecido. O ar quente sobe e, quando se encontra com o ar frio da atmosfera, gera um contraste de temperaturas que acaba criando gotículas de gelo. “Dentro dessas nuvens, o ar úmido, resultante da evaporação de água da superfície, está sempre se movimentando de cima para baixo, e causam a formação de gotículas de água em baixa temperatura”, explica o professor Hilton Silveira Pinto, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.

À medida que a nuvem sobe na atmosfera, a temperatura fica mais baixa: -0,6 C a cada 100 metros. Assim, essas nuvens normalmente atingem temperaturas abaixo de zero. Com isso, as gotas de água tendem a congelar na nuvem, e aumentam de tamanho com seu movimento de sobe-desce. Isso faz com que surja a descida sucessiva de novas camadas de água e a junção de pedras de gelo, que caem quando atingem determinado peso. O tamanho das “pedras” aumenta de acordo com a quantidade de água formada na nuvem, e da maior ou menor atividade de movimentação. De modo geral, as áreas atingidas por granizo não são extensas, variando entre 1 a 10 km/h.

Fonte: www.aratubaonline.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: