Início Municípios Secretaria de Saúde de Pacatuba realiza campanha Novembro Azul‏

Secretaria de Saúde de Pacatuba realiza campanha Novembro Azul‏

0
COMPARTILHAR
A Secretaria de Saúde de Pacatuba realiza de 18 a 22 de novembro, a Campanha Novembro Azul que tem por objetivo alertar a população masculina, com idade acima de 40 anos, sobre o Câncer de Próstata, informando sobre a doença e incentivando a esta população para a realização dos exames preventivos.
De acordo com a programção da Secretaria de Saúde, exames de próstata e de PSA, avaliação de Câncer de Boca, Ultrassonografias de Próstata e Palestras Educativas serão realizadas pelos profissionais de saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde do Município.
O encerramento da Campanha ocorre no dia 30 de novembro com um Mutirão que acontece no Hospital Municipal.
Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Dra. Cristiane Araújo, o município também passou a contar desde o dia 12 de novembro, com o médico urologista Dr. Waltercleide, que fará atendimento no Hospital todas as terças-feiras.
Calendário de Atendimento- Campanha Novembro Azul
TURNO: MANHÃ
18/11  -SEGUNDA – FEIRA
São Luis – Dr. Amadeu
Alto-Fechado – Dr Lene
Unidade Misto – Dr. Fabrício
 19/11 – TERÇA – FEIRA
São Bento- Dr Amadeu
Jeremias- Dr. Lene
Gonzaga Mota – Dr. Fabrício
 20/11- QUARTA-  FEIRA
Sede – Dr. Amadeu
Pavuna – Dr Lene
Planalto Benjamim – Dr. Fabrício
 21/11 – QUINTA-FEIRA
Alto São João – Dr. Amadeu
Monguba – Dr. Lene
Santa Marta- Dr. Fabricio
22/11- SEXTA- FEIRA
QUANDÚ – Dr. Amadeu
Alvorada – Dr. Lene
Bom Futuro – Dr. Oséias
A Doença
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 60 mil novos casos da doença surjam a cada ano. De acordo com a instituição, um a cada seis homens são portadores da doença, que é a quarta causa de mortes no Brasil. O levantamento feito pela instituição revela que 65% dos homens com câncer de próstata têm mais de 65 anos, mas a prevenção contra este mal deve começar cedo: por volta dos 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga, a próstata é uma glândula masculina do tamanho de uma castanha, e é a responsável pela ejaculação. Quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer. Os principais sintomas são dificuldade para urinar, pouca urina, dor ao ejacular, dor nos ossos e sangue na urina ou no sêmen. O tratamento depende da avaliação médica e varia de pessoa para pessoa. “Em alguns casos é necessário retirar totalmente a glândula”, salienta Fuser.
O Movimento
 O Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, por meio da fundação Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. A entidade promove anualmente um evento de conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata, testículos e outras doenças masculinas, como depressão entre os homens e cultivo da saúde do homem.
Diversos países aderiram ao movimento, entre eles, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, promovendo encontros entre homens com o cultivo de bigodes (estilo Mario Bros, personagem do game infantil), que se tornou o símbolo da campanha. O Brasil começou a aderir ao movimento no ano passado.
Helany Cristina Holanda
Assessoria de Imprensa de Pacatuba
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.