Secretaria de Saúde de Pacatuba realiza campanha Novembro Azul‏

A Secretaria de Saúde de Pacatuba realiza de 18 a 22 de novembro, a Campanha Novembro Azul que tem por objetivo alertar a população masculina, com idade acima de 40 anos, sobre o Câncer de Próstata, informando sobre a doença e incentivando a esta população para a realização dos exames preventivos.
De acordo com a programção da Secretaria de Saúde, exames de próstata e de PSA, avaliação de Câncer de Boca, Ultrassonografias de Próstata e Palestras Educativas serão realizadas pelos profissionais de saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde do Município.
O encerramento da Campanha ocorre no dia 30 de novembro com um Mutirão que acontece no Hospital Municipal.
Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Dra. Cristiane Araújo, o município também passou a contar desde o dia 12 de novembro, com o médico urologista Dr. Waltercleide, que fará atendimento no Hospital todas as terças-feiras.
Calendário de Atendimento- Campanha Novembro Azul
TURNO: MANHÃ
18/11  -SEGUNDA – FEIRA
São Luis – Dr. Amadeu
Alto-Fechado – Dr Lene
Unidade Misto – Dr. Fabrício
 19/11 – TERÇA – FEIRA
São Bento- Dr Amadeu
Jeremias- Dr. Lene
Gonzaga Mota – Dr. Fabrício
 20/11- QUARTA-  FEIRA
Sede – Dr. Amadeu
Pavuna – Dr Lene
Planalto Benjamim – Dr. Fabrício
 21/11 – QUINTA-FEIRA
Alto São João – Dr. Amadeu
Monguba – Dr. Lene
Santa Marta- Dr. Fabricio
22/11- SEXTA- FEIRA
QUANDÚ – Dr. Amadeu
Alvorada – Dr. Lene
Bom Futuro – Dr. Oséias
A Doença
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 60 mil novos casos da doença surjam a cada ano. De acordo com a instituição, um a cada seis homens são portadores da doença, que é a quarta causa de mortes no Brasil. O levantamento feito pela instituição revela que 65% dos homens com câncer de próstata têm mais de 65 anos, mas a prevenção contra este mal deve começar cedo: por volta dos 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga, a próstata é uma glândula masculina do tamanho de uma castanha, e é a responsável pela ejaculação. Quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer. Os principais sintomas são dificuldade para urinar, pouca urina, dor ao ejacular, dor nos ossos e sangue na urina ou no sêmen. O tratamento depende da avaliação médica e varia de pessoa para pessoa. “Em alguns casos é necessário retirar totalmente a glândula”, salienta Fuser.
O Movimento
 O Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, por meio da fundação Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. A entidade promove anualmente um evento de conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata, testículos e outras doenças masculinas, como depressão entre os homens e cultivo da saúde do homem.
Diversos países aderiram ao movimento, entre eles, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, promovendo encontros entre homens com o cultivo de bigodes (estilo Mario Bros, personagem do game infantil), que se tornou o símbolo da campanha. O Brasil começou a aderir ao movimento no ano passado.
Helany Cristina Holanda
Assessoria de Imprensa de Pacatuba
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: