Início Educação Professores denunciam irregularidades em Seleção Pública na cidade de Morrinhos

Professores denunciam irregularidades em Seleção Pública na cidade de Morrinhos

0
COMPARTILHAR

Na última sexta-feira, 05 de janeiro foi divulgado na sede da Secretaria Municipal de Educação o resultado da Seleção Simplificada 2017.12.14.002
O resultado divulgado é da primeira fase do processo que analisou o currículo dos inscritos elencando assim os profissionais aptos para a segunda fase que será realizada através de entrevistas durante os dias 8, 9 e 10 do corrente mês.
O referido processo seletivo traz características bastante tendenciosas quando no edital há omissões quanto ao número de vagas e a localização das mesmas; na divulgação dos aptos para a segunda fase não disponibiliza a pontuação de cada candidato, nem sua classificação.


Vale lembrar que o referido Processo Seletivo Simplificado foi datado em 14 de dezembro de 2017, mas só veio a conhecimento público a partir do dia 18 (Período de inscrições: 19 a 22) através do Programa É de Lascar, veiculado a Rádio Liberdade FM 87,9, onde o radialista Ilton Santos recebeu de ouvintes uma mídia contendo o referido processo seletivo. Após esta divulgação/denúncia o edital foi visto no flanelógrafo da Prefeitura causando bastante estranhamento da população em geral, pois o gestor rotineiramente usa seu perfil de Facebook e/ou o site oficial da prefeitura para divulgar as suas ações.
Durante o período de inscrições ainda houveram outros problemas como a tentativa de impedimento das inscrições dos professores da rede municipal (concursados 20h, aptos à ampliação), sendo denunciado aos Vereadores Márcio Maranhão e Profª. Luiza que ao lado de sua advogada Drª. Gardenia Carneiro apuraram os fatos e conseguiram a retroação da posição do Secretário de Educação, Elício Abreu sobre o arbitrário e infundado impedimento, ato este que causou prejuízos aos professores, pois lhes restaram apenas o último dia do cronograma de inscrição para reorganizar a documentação e realizar inscrição.
Outro fato ocorrido foi um aditivo publicado em meio ao processo seletivo com o claro propósito de garantir a participação de pessoas recém-ingressas no curso superior e com pouca experiência profissional (apenas um ano), esta adquirida no exercício de 2017 quando o gestor Carlos Bruno (PSDB) contratou pessoas sem qualificação para o magistério como pagamento de promessas de campanhas.
Vale lembrar que os fatos deveriam ser alvo de denuncias ao Ministério Público, porém os fatos ocorreram durante o recesso do judiciário.
Diante de tantas manobras cabe aos vereadores a fiscalização. Dentre os 11 eleitos para a Câmara Municipal de Morrinhos, apenas Márcio Maranhão e Profª.  Luiza Arcanjo, ambos do PT seguem seu cronograma de atividades que vão de visitas à Secretaria Municipal de Educação em busca de esclarecimentos do gestor da pasta a reuniões fechadas com o Senador Pimentel e os Deputados Estaduais Robério Monteiro, Elmano Freitas e Evandro Leitão e suas assessorias jurídicas, onde estuda-se inclusive a possibilidade de pedido suspensão do processo de seleção através de Mandato de Segurança e denúncias a CREDE 03/ SEDUC e ao Ministério Público.
Espera-se que desde então a seleção siga os princípios Constitucionais da Administração Pública, onde nunca é demais lembra-los: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (CF/88, Art. 37).

Por Ilton Santos – Colaborador do Jornal dos Municípios

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.