Professoras de Caucaia são capacitadas em projeto piloto sobre valores humanos

Trinta e cinco professoras da rede municipal de ensino de Caucaia encerraram nesta quarta-feira (21/6) um curso de formação que pode mudar a metodologia de ensino das escolas onde elas lecionam. As educadoras participaram de uma capacitação focada na promoção de valores humanos para crianças.

A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Instituto Myra Eliane. Aconteceu no Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Cetrex), no Capuan, fruto de compromisso firmado pela Prefeitura em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) formulado pelo Ministério Público.

Foram três dias intensos de atividades. “Essa formação é a proposta de um novo olhar para as nossas crianças. Mas é algo que só vai vingar se todos se envolverem de verdade. Porque a gente só transmite aquilo que a gente acredita”, pontuou a secretária de Educação Lindomar Soares na solenidade de encerramento do curso.

Segundo ela, a proposta da SME é estender a capacitação a gestores e professores de todas as outras unidades municipais durante os próximos três anos e meio. Desta forma, a metodologia da “educação pelo amor”, baseada em valores cidadãos e solidários, ser universalizada em Caucaia.

A rede municipal de ensino caucaiense tem 139 escolas e 47 anexos. São 57.832 alunos. Uma das maiores do Ceará. Contudo, ainda sofre com os efeitos de anos de abandono de administrações passadas – especialmente no tocante à educação infantil, cujo índice de desenvolvimento é um dos três piores do estado.

A avaliação é do Ministério da Educação. “Ter um dos piores indicadores do Estado não me envaidece. Pelo contrário. Me desafia. Mas me sinto encorajada porque a gente tem recebido o apoio incondicional do prefeito Naumi Amorim para fazermos o que for preciso para melhorar a educação de Caucaia. E queremos melhorar não só o ensino infantil, mas reverter o quadro como um todo. Por isso que precisamos do envolvimento de todos”, reforça Lindomar Soares.

As 35 professores do projeto piloto encerrado hoje representam os seis distritos de Caucaia. Elas tiveram contato com materiais educativos sobre a “formação do caráter na educação infantil”. Debateram sobre valores humanos para crianças. Sobre a necessidade de o poder público apropriar-se da importância de falar sobre o amor, a união, a solidariedade, a esperança e o respeito. E não apenas de fórmulas para decorar.

Os debates foram aprovados pelas educadoras. “Eu nunca participei de uma formação tão essencial. A gente trabalhava por amor. Vamos agora trabalhar com amor”, resumiu a coordenadora da Escola Aba Tapeba, localizada na Jandaiguaba, Marcilane do Nascimento.

O momento foi de pensar: como o colega está? Como eu estou a partir do outro? O que vejo de diferente no outro? E, a partir das respostas, colocar-se no lugar das crianças que serão impactadas por essa nova metodologia de “respeitar o próximo”, seja com um gesto ou com uma literatura de cordel. “Tudo o que aprendi aqui nesses três dias vai se somar ao que já faço em sala. Entrei aqui uma semente e sinto que saio como uma árvore forte. Se tem amor, tudo melhora”, sublinhou a professora Sheila Ribeiro. Ela leciona no Infantil III da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Raimunda Nonata, localizada no Garrote.

CRECHE MODELO NO ARATURI

Além dessa capacitação, o Instituto Myra Eliane é parceiro da Prefeitura de Caucaia para a construção de uma creche. O equipamento funcionará no Araturi e terá como premissa a promoção de valore humanos. O projeto está em andamento. “O Instituto escolheu Caucaia pela realidade da cidade e pelo compromisso do prefeito com a causa”, detalha a secretária Lindomar Soares.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: