Início Municípios Prefeitura de Caucaia inaugura Cras e promove manhã de atividades no Jardim...

Prefeitura de Caucaia inaugura Cras e promove manhã de atividades no Jardim Icaraí

0
COMPARTILHAR

A manhã de ontem (5/8) foi marcada por diversão e prestação de serviços à população de Caucaia com a entrega da nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Litoral, no Jardim Icaraí.

Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) com o apoio de outras nove secretarias e órgãos, o “Social em Ação” atraiu uma multidão que buscava desde um simples corte de cabelo à oportunidade de (re)inserção no mercado de trabalho.

“Para mim, é muito importante ver essa multidão de gente. A Prefeitura busca estar a cada dia mais próxima da população, trabalhando para o povo. E esse tipo de ação facilita bastante a vida do cidadão que não tem como se deslocar para áreas mais distantes”, pontuou o prefeito Naumi Amorim.

Titular da SDS, Danielle Alexandre acrescentou que “esse trabalho intersetorial é de extrema importância, pois unimos todas as secretarias e trazemos todos os serviços para perto do povo, dando atenção às áreas de maior vulnerabilidade, onde o acesso não é tão fácil.”

Um dos primeiros estandes oferecia cortes de cabelo e sessões de maquiagem. O revigoramento estético era refletido em cada sorriso após a finalização do serviço. Com 15 profissionais, o local era bastante disputado. Encostada na grade de apoio, Vanilda Borges, 43, observava atenta o ir e vir da máquina de cortar na cabeça do filho. Os olhos brilhavam, da mãe e do filho.

Na mesa ao lado, no setor de maquiagem, Camila do Nascimento, 26, aguardava ansiosa a finalização do atendimento. Entre pincéis e batons, cores e tons, saiu renovada – e não poupou elogios. “Eu estou amando a minha manhã aqui. Nunca tinha visto uma ação dessa. Fiquei surpresa com a organização e com a quantidade de serviços oferecidos. O cidadão só tem a ganhar. A Prefeitura está de parabéns.”

Silvia Helena, 51, estava na fila para fazer uma consulta médica. Ela acompanhava a mãe, já em consulta. Eram ofertados ali, dentre outros serviços, atendimento de enfermagem, distribuição de medicamentos e preservativos, exame de glicemia e atualização do cartão de vacinas. Para Silvia, esse tipo de ação “deveria ocorrer com mais frequência, pois facilita bastante a vida do cidadão.”

Para os pequenos, as atividades foram extensas. A tenda da Secretaria Municipal de Educação (SME) ofereceu oficinas de contação de histórias, pinturas corporais e atividades lúdicas. Ali perto, a diversão ficava por conta de camas elásticas. As risadas de quem pulava se encontravam com os olhares de quem aguardava na fila. Para recarregar as energias: pipoca, algodão doce e lanche. Tudo distribuído gratuitamente pela Prefeitura.

Destacou-se ainda o grande fluxo de atendimentos no estande do Cadastro Único, ferramenta que identifica famílias de baixa renda e dá acesso a programas sociais. Os balcões de missão de documentos e de divulgação de oportunidades de trabalho também foram bastante procurados.

 

PPA

Ainda durante a realização do “Social em Ação”, a Prefeitura promoveu a segunda audiência pública para coleta de sugestões ao Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. O objetivo é que o planejamento do município seja construído de forma transparente e inclusiva, ouvindo as demandas da população. Ideias podem ser propostas tanto presencialmente, nos nove encontros programados em oito regiões do município, e pelo aplicativo “PPA Fácil” até o próximo dia 20.

 

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.