Prefeitura de Caucaia inaugura Cras e promove manhã de atividades no Jardim Icaraí

A manhã de ontem (5/8) foi marcada por diversão e prestação de serviços à população de Caucaia com a entrega da nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Litoral, no Jardim Icaraí. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) com o apoio de outras nove secretarias e órgãos, o “Social em Ação” atraiu uma multidão que buscava desde um simples corte de cabelo à oportunidade de (re)inserção no mercado de trabalho. “Para mim, é muito importante ver essa multidão de gente. A Prefeitura busca estar a cada dia mais próxima da população, trabalhando para o povo. E esse tipo de ação facilita bastante a vida do cidadão que não tem como se deslocar para áreas mais distantes”, pontuou o prefeito Naumi Amorim. Titular da SDS, Danielle Alexandre acrescentou que “esse trabalho intersetorial é de extrema importância, pois unimos todas as secretarias e trazemos todos os serviços para perto do povo, dando atenção às áreas de maior vulnerabilidade, onde o acesso não é tão fácil.” Um dos primeiros estandes oferecia cortes de cabelo e sessões de maquiagem. O revigoramento estético era refletido em cada sorriso após a finalização do serviço. Com 15 profissionais, o local era bastante disputado. Encostada na grade de apoio, Vanilda Borges, 43, observava atenta o ir e vir da máquina de cortar na cabeça do filho. Os olhos brilhavam, da mãe e do filho. Na mesa ao lado, no setor de maquiagem, Camila do Nascimento, 26, aguardava ansiosa a finalização do atendimento. Entre pincéis e batons, cores e tons, saiu renovada – e não poupou elogios. “Eu estou amando a minha manhã aqui. Nunca tinha visto uma ação dessa. Fiquei surpresa com a organização e com a quantidade de serviços oferecidos. O cidadão só tem a ganhar. A Prefeitura está de parabéns.” Silvia Helena, 51, estava na fila para fazer uma consulta médica. Ela acompanhava a mãe, já em consulta. Eram ofertados ali, dentre outros serviços, atendimento de enfermagem, distribuição de medicamentos e preservativos, exame de glicemia e atualização do cartão de vacinas. Para Silvia, esse tipo de ação “deveria ocorrer com mais frequência, pois facilita bastante a vida do cidadão.” Para os pequenos, as atividades foram extensas. A tenda da Secretaria Municipal de Educação (SME) ofereceu oficinas de contação de histórias, pinturas corporais e atividades lúdicas. Ali perto, a diversão ficava por conta de camas elásticas. As risadas de quem pulava se encontravam com os olhares de quem aguardava na fila. Para recarregar as energias: pipoca, algodão doce e lanche. Tudo distribuído gratuitamente pela Prefeitura. Destacou-se ainda o grande fluxo de atendimentos no estande do Cadastro Único, ferramenta que identifica famílias de baixa renda e dá acesso a programas sociais. Os balcões de missão de documentos e de divulgação de oportunidades de trabalho também foram bastante procurados.   PPA Ainda durante a realização do “Social em Ação”, a Prefeitura promoveu a segunda audiência pública para coleta de sugestões ao Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. O objetivo é que o planejamento do município seja construído de forma transparente e inclusiva, ouvindo as demandas da população. Ideias podem ser propostas tanto presencialmente, nos nove encontros programados em oito regiões do município, e pelo aplicativo “PPA Fácil” até o próximo dia 20.  
Zeudir Queiroz

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