Início Municípios Prefeitura de Canindé esclarece sobre mudança no pedido de isenção IPTU

Prefeitura de Canindé esclarece sobre mudança no pedido de isenção IPTU

0
COMPARTILHAR

Em 2006 a Câmara alterou o artigo 140 da Lei Orgânica do Município de Canindé, promovendo uma grande extensão de isenções do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A ampliação deu direito à isenção para viúvas ou viúvos, aposentados rurais, aposentados por invalidez e a todos os segurados da Previdência Social, seja federal, estadual ou municipal e outros. Bem como os Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais que preencham os mesmos requisitos.

Porém a época a Câmara de vereadores não poderia ter votado o projeto por ser matéria que afeta diretamente o orçamento do executivo. Para ocorrer a modificação na lei, a alteração teria que ter partido do prefeito, o que não aconteceu.

Em novembro de 2014, o prefeito Celso Crisóstomo, através do procurador do município, entrou com uma ação de Direta de Inconstitucionalidade contra a Câmara Municipal, alegando ser inconstitucional a emenda Nº 20/2006, apontando falhas no processo de votação da emeda, como prazo, votação em dois turnos, interstício de dez dias, observância obrigatória, princípio da simetria, vício formal e entre outros.

No último mês de junho, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por unanimidade, concedeu o pedido de liminar, reconhecendo ser inconstitucional a emenda e determinou a suspensão dos efeitos à lei orgânica do município de Canindé, até o julgamento final da presente ação declaratória de inconstitucionalidade.

Com a decisão do TJCE, somente funcionários públicos municipais ativos e inativos, viúvas ou viúvos tem direito ao pedido de isenção do IPTU, conforme prever o Código Tributário do município.

Fonte: http://caninde.ce.gov.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.