Início Municípios Pacatuba sedia pela primeira vez o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas‏

Pacatuba sedia pela primeira vez o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas‏

0
COMPARTILHAR
Aclamado pelo público presente como um Festival diferenciado que foge dos padrões comuns, o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas foi realizado no município de Pacatuba nos dias 15 e 16 de novembro e teve por objetivo o desenvolvimento sociocultural, o acesso ao conhecimento estético e a exportação de produtos culturais e apresentou uma programação de artes integradas, estruturada em ações de formação através das oficinas, apresentações artísticas, tendo a linguagem Música como principal ferramenta para a execução e fruição da arte, aliada a ações relacionadas com a exportação das artes plásticas cearenses durante todo o ano de 2013.
Com programação totalmente gratuita , o festival contou com dois espetáculos musicais internacionais: de Custódio Castelo (Portugal), conhecido como o mestre da guitarra portuguesa e do grupo Korrontzi (País Basco – Espanha), que homenageia  a cultura popular  com suas músicas baseadas no folclore da região, com tempero de guitarras, violões, batuques e acordeons típicos daquele país, com sonoridade alegre, dançante ao mesmo tempo em que é suave, lúdica.
Sobre o show de Korrantzi, a moradora  Elenita Bonfim,da localidade do Alto São em Pacatuba, afirmou que adorou a musicalidade diferente.
” Estou muito empolgado com o ritmo, foge totalmente aos padrões das músicas que costumamos ouvir”.
Ticiana Martins, outra moradora de Pacatuba, classificou a apresentação como “maravilhosa” e acrescentou que o show trouxe um cultura diferente  para o povo de Pacatuba.
As Bandas cearenses Dona Zefa e Soul Pop também fizeram o agito do público pacatubano durante o Festival SSSL.
O evento contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Pacatuba, do Governo do Estado do Ceará. Com uma programação estruturada em ações de formação com apresentações artísticas, oficinas de formação em musica e gastronomia, além da realização de uma Feira Gastronômica e de Artesanato, organizada com o apoio técnico do SEBRAE.
A Feira Internacional Gastronômica em Pacatuba, teve como protagonista a banana, onde foi realizado um concurso do melhor prato utilizando o produto como ingrediente principal.
Chefes de cozinha da Itália e Espanha estiveram presentes na feira, compondo a banca de jurados do concurso, e oferecendo oficinas gratuitas da gastronomia desses países para a população local.
Além da música e da culinária, o artesanato foi outro elemento forte durante a realização do Festival com mostras diversificadas para o público presente.
Na noite de abertura, estiveram presentes diversas autoridades locais, dentre elas, o prefeito e o vice-prefeito de Pacatuba, Dr. Alexandre Alencar e Dr. Marcelo Augusto, além da primeira-dama Jeane Alencar.
Sobre o festival Sete Sois Sete Luas (SSSL)
O Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL) foi criado em 1993  chegando à sua XXI edição em 2013. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Cultural “Sete Sóis Sete Luas”  com sede em Ponte de Sôr (Portugal) e em Pontedera (Itália), onde a Associação gere os Centrum Sete Sóis Sete Luas (centros culturais).
Inicialmente restrito a Itália e a Portugal, o evento expandiu-se, sob forma de rede cultural, reunindo hoje 40 cidades de 13 Países do Mediterrâneo e do mundo Lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália,  Marrocos, Portugal e Roménia.
O nome do Festival  é inspirado por duas personagens literárias, Baltazar e Blimunda, fascinantes e comoventes protagonistas do grande romance de José Saramago, “Memorial do convento”. De fato o escritor José Saramago, ao lado do também Prêmio Nobel da Literatura Dario Fo, foi durante 18 anos o Presidente Honorário de SSSL.
Desde 2012, o novo Presidente Honorário do Festival, juntamente com Dário Fo, é o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
O Festival desenvolve as suas atividades em torno da música popular contemporânea ,das artes plásticas,  e da gastronomia contando com a participação de grandes figuras da cultura Mediterrânica e Lusófona, nomeadamente e com especial ênfase em pequenas cidades.
Helany Cristina Holanda
Assessoria de Imprensa de Pacatuba
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.