Início Municípios Pacatuba e Aquiraz sediam Festival Internacional Sete Sóis e Sete Luas‏

Pacatuba e Aquiraz sediam Festival Internacional Sete Sóis e Sete Luas‏

0
COMPARTILHAR
Aquiraz e Pacatuba sediam a XXI edição do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas
A XXI edição do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas acontece de 14 a 16/11, em Aquiraz e Pacatuba, a programação é gratuita nas duas cidades. Visando o desenvolvimento sociocultural, o acesso ao conhecimento estético e a exportação de produtos culturais, apresenta neste ano de 2013 uma programação de artes integradas, estruturada em ações de formação através das oficinas, apresentações artísticas, tendo a linguagem Música como principal ferramenta para a execução e fruição da arte, aliada a ações relacionadas com a exportação das artes plásticas cearenses durante todo o ano de 2013.
No dia 14/11 a programação é em Aquiraz, no Teatro Tapera das Artes (Palco Cênico-Musical) a partir das 19h. O município foi o primeiro da América Latina a ingressar na Rede de Festival Sete Sóis Sete Lua, através da parceria com a ONG Tapera das Artes.  Este ano o festival conta com dois espetáculos musicais internacionais: de Custódio Castelo (Portugal), conhecido como o mestre da guitarra portuguesa e do grupo Korrontzi (País Basco – Espanha), que homenageia  a cultura popular de sua região com pitada contemporânea.
Outra ação importante do evento dentro dessa proposta de acesso às diversidades culturais é o Eclipse Criativo, momento de encontro e intercâmbio musical entre os alunos da Tapera das Artes, alunos da rede pública e comunidade local e os Artistas/Músicos internacionais participantes do projeto oferecendo a vivência com novas sonoridades, estética e relações.
Já nos dias 15 e 16/11 é a vez de Pacatuba receber o evento. A escolha da cidade de PACATUBA sediar também o festival em 2013 apóia-se no fato de ter sido pontuada como o município cearense de melhor qualidade de vida.
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Pacatuba, do Governo do Estado do Ceará, e neste ano de 2013 uma programação estruturada em ações de formação com apresentações artísticas, oficinas de formação em musica e gastronomia, além da realização de uma Feira Gastronômica e de Artesanato, organizada com o apoio técnico do SEBRAE.
A Feira Internacional Gastronômica em Pacatuba, que comporá a programação, tem como protagonista a banana, onde será promovido um concurso do melhor prato utilizando o produto como ingrediente principal. Vale ressaltar que a banana é um produto característico que muito movimenta a economia local.
Chefes de cozinha da Itália e Espanha estarão presentes na feira, compondo a banca de jurados do concurso, mas também oferecendo oficinas gratuitas da gastronomia desses países para a população local.
A Secretária de Cultura de Pacatuba, Marcília Soares, acredita que o evento trará novas possibilidades para economia criativa do município, “estamos ansiosos para o acontecimento do festival em Pacatuba, e acredito que é uma possibilidade de expansão mostrando o que temos de melhor em nossa economia criativa, através de nossos artesãos e da banana, cuja produção local é forte “, afirma.
Sobre o festival Sete Sois Sete Luas (SSSL)
O Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL) foi criado em 1993  e chega à sua XXI edição em 2013. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Cultural “Sete Sóis Sete Luas”  com sede em Ponte de Sôr (Portugal) e em Pontedera (Itália), onde a Associação gere os Centrum Sete Sóis Sete Luas (centros culturais).
Inicialmente restrito a Itália e a Portugal, o evento expandiu-se, sob forma de rede cultural, reunindo hoje 40 cidades de 13 Países do Mediterrâneo e do mundo Lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália,  Marrocos, Portugal e Roménia.
O nome do Festival  é inspirado por duas personagens literárias, Baltazar e Blimunda, fascinantes e comoventes protagonistas do grande romance de José Saramago, “Memorial do convento”. De fato o escritor José Saramago, ao lado do também Prêmio Nobel da Literatura Dario Fo, foi durante 18 anos o Presidente Honorário de SSSL.
Desde 2012, o novo Presidente Honorário do Festival, juntamente com Dário Fo, é o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
O Festival desenvolve as suas atividades em torno da música popular contemporânea ,das artes plásticas,  e da gastronomia contando com a participação de grandes figuras da cultura Mediterrânica e Lusófona, nomeadamente e com especial ênfase em pequenas cidades.
O Festival Internacional 7sois 7 Luas propõe na sua essência elementos de valorização a arte viabilizando o intercâmbio e a difusão cultural entre as 40 cidades da Rede Internacional realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores no mundo luso mediterrâneo.
Artistas Cearenses que já fizeram intercambio através do Festival Sete Sois Sete Luas
Vando Figuereido, Weaver Lima, Orlângelo Leal, Marjorie Sonneschein e Carlos Macedo vivenciaram novos mercados culturais e exportaram seus trabalhos para outros países em virtude da Rede Sete Sóis Sete Luas.
Sobre as atrações musicais internacionais
– Korrontzi (Espanha) – 5 músicos em palco
Fundado em 2004, é um dos grupos revelação da música do País Basco (Espanha), que descobriu a antiga tradição do “triki” (“concertina”). O grupo quer assim homenagear a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança fundem- se num estado incandescente.
– Custodio Castelo (Portugal) – 3 músicos em palco
Considerado um dos mais talentosos músicos e compositores da atualidade, tendo sido reconhecido pelo seu magnífico trabalho no álbum “O Descobridor – Cristina Branco canta Slauerhoff” – disco de platina na Holanda, com o primeiro lugar do top de compositores de música clássica na Holanda em 2001. Ao longo de duas décadas, este mestre da guitarra portuguesa, foi considerado pela crítica internacional o “Astor Piazolla” do fado, gravou inúmeros trabalhos discográficos com artistas como: Amália Rodrigues, Mariza, Misia, Jorge Fernando, Arrigo Cappelletti (piano), A Filetta (polifonias da Córsega), Blof (pop), Tim Ries (Roling Stones Project), Ana Moura, Joana Amendoeira, Andre Dequech (piano), Maria da Fé, Fernando Maurício, Davide Zaccaria, Maria Anadon, Nuno da Câmara Pereira (com orquestra sinfônica da Lituânia), Argentina Santos, Camané, Gonçalo Salgueiro, Cristina Branco, entre muitos outros, e sua arrojada postura na abordagem que criou em torno da guitarra portuguesa tornaram o seu som inconfundível.
PROGRAMAÇÃO EM AQUIRAZ
AQUIRAZ
QUINTA-FEIRA- 14 DE NOVEMBRO 2013
 LOCAL TEATRO DA TAPERA DAS ARTES Sede de Aquiraz
15hs Eclipse Criativo: Oficina musical – KORRONTZI(Pais Basco)
16hs Eclipse Criativo: oficina musical – CUSTÓDIO CASTELO (Portugal)
19hs Show Internacional: KORRONTZI (Pais Basco)
20hs Show Internacional: KORRONTZI (Pais Basco)
PROGRAMAÇÃO FSSSL EM PACATUBA
 PACATUBA
SEXTA FEIRA 15 DE NOVEMBRO 2013
LOCAL TEATRO MARIA BETISA
09-11hs Workshop Internacional: oficina musical – KORRONTZI (Pais Basco)
 LOCAL PORTAL DO TURISMO
14-18hs Oficina Gastronômica Internacional Chefe Italiano- Giovanna Toscano
17-22hs Abertura da Feira de Artesanato
18-20hs Concurso de Gastronomia – melhor prato com banana
19hs Abertura Oficial do Evento com presença de Autoridades
20- 21hs Show Internacional  : KORRONTZI (Pais Basco)
21- 22hs Show de Banda Local : Veda
22- 23hs Show Nacional: Dona Zefa
 SÁBADO 16 DE NOVEMBRO 2013
 LOCAL TEATRO MARIA BETISA
09-11hs Workshop Internacional: oficina musical – CUSTÓDIO CASTELO (Portugal)
PORTAL DO TURISMO
13-14hs Palestra SENAC sobre segurança alimentar
14-18hs Oficina Gastronômica Internacional: Chefe Espanhol Victor Basset Palomares
17- 22hs Feira de Artesanato
18- 20hs Concurso de Gastronomia- melhor prato com Banana
20- 21hs Show Internacional  : CUSTÓDIO CASTELO (Portugal)
21- 22hs Show de Banda Local : Luther King
22- 23hs Show Nacional: Dona Zefa
Assessoria de Imprensa de Pacatuba
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.