Mutirão itinerante do Cadastro Único leva atendimento a 20 comunidades de Caucaia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), através do núcleo do sistema de Cadastro Único de Caucaia está realizando um mutirão de atendimento nos nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O serviço está sendo ofertado de forma itinerante em 20 comunidades integrantes dos grupos prioritários – Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE).

A caravana do mutirão já passou por comunidades indígenas, ciganas, rurais e quilombolas. Conforme a coordenadora do Cadastro Único em Caucaia, Célia Viana, o sistema de mutirões foi iniciado no mês de março e segue até o mês de julho. “Recebemos solicitações de demandas das comunidades por isso a importância do deslocamento até o local. Geralmente as pessoas não se identificam pertencentes a determinadas etnias quando atendidas nos Cras”, destaca.

O intuito da descentralização do atendimento é também oferecer um serviço mais próximo dos usuários, evitando grandes deslocamentos das pessoas. Diariamente o Cras da Sede atende 150 pessoas. Em média já foram realizados 3 mil atendimentos em 2018. Caucaia possui 13 mil pessoas cadastradas no sistema.

A concessão do benefício do Cadastro Único obedece a cinco critérios. “Com perfil de família de baixa renda, o Cadastro Único é a porta de entrada de mais de 30 programas sociais do Governo Federal”, explica a coordenadora Célia Viana.

Todo ano os beneficiários devem comparecer para fazer a atualização do sistema. Moradora do bairro Grilo há 21 anos, Rejane Maria da Silva, chegou cedo no Cras Sede e ficou surpresa com o atendimento organizado. “Procurei os serviços para atualizar as informações. Está bem organizado e com boa agilidade na hora do acolhimento”, frisa.

Para fazer o agendamento do Cadastro Único o atendimento nas nove unidades dos Cras é de 7 horas às 11 horas de segunda à quinta. Já o atendimento é realizado de segunda a quinta das 7 horas às 15 horas, e na sexta-feira das 7 horas às 11 horas.

ONDE FAZER A INSCRIÇÃO

CRAS JUREMA Rua Matheus Lemos, nº 1.401, Marechal Rondon

CRAS ARATURI Rua Central, s/n, Araturi

CRAS CAIC Rua Coronel Pinho, s/n, Capuan

CRAS CAPUAN Rua Coronel Pinho, s/n, Capuan

CRAS GRILO Rua Júlia de Oliveira, nº 1.862, Grilo

CRAS GUADALAJARA Rua Acapulco, nº 706, Guadalajara

CRAS LITORAL Rua Ivan Bezerra, s/n, Camurupim

CRAS METRÓPOLE Rua 127, nº 188, Conjunto Nova Metrópole

CRAS PARQUE DAS NAÇÕES Rua 9, nº 130, Conjunto São Miguel

CRAS SEDE Rua José de Pontes, s/n, Açude

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: