Mutirão de Coleta Seletiva de lixo realizado na Caiçara em Canindezinho

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Associação Renascer, junto à comunidade da Caiçara, distrito de Canindezinho, realizaram o Mutirão de Coleta Seletiva, neste sábado, dia 09.

Participaram dos trabalhos o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, a Assistente-Executiva do Meio Ambiente, Helena Vilar, a Educadora Ambiental Erika Araújo, a Presidente do CONDEMA, Menésia Simeão, o Presidente da Associação Janilci Pereira, o Vice-Presidente da Associação Everaldo Custodio e várias pessoas da comunidade.

Segundo a organização do Mutirão, o objetivo é a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais, aumento da conscientização ambiental, além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhorar a limpeza da comunidade, reduzindo assim a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya.

J. Marcílio disse que é dever de todos os cidadãos zelar pela conservação dos locais onde vivem, das ruas, praças e parques. “Não jogar lixo nas ruas, não pichar muros, fachadas e monumentos, são atitudes simples que contribuem muito para a qualidade de vida de todos”, disse.

Mutirão proporcionou benefícios ambientais e financeiros para a Associação da Caiçara, que vendeu os resíduos recolhidos para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre.

Segundo Menésia, o objetivo dessa atividade é estimular a população a selecionar o lixo e a fazer o destino correto. Para quem quiser doar seus resíduos para a Associação, a entidade estará recebendo e vendendo para o benefício dos moradores da localidade.

Ecoponto

O distrito de Canindezinho está na frente nesse projeto de coleta seletiva. Na comunidade de Juazeirinho, no dia 1º de outubro, foi inaugurado I Ecoponto na Zona Rural, local de triagem de resíduos de coleta seletiva de todo material que é jogado no lixo.

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: