Iniciado projeto de revitalização da cultura do algodão em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), o secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Izidório e o técnico em agropecuária, Estevão Silva, estiveram nesta quarta-feira, 13, na propriedade do Agricultor familiar Arimatéia para acompanhar o plantio de algodão que servirá como unidade piloto para produção de sementes com a finalidade de proporcionar a volta da cultura do algodão no município e nos municípios da região.

O plantio faz parte do Projeto Ouro Branco, encabeçada pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a UFCA – Universidade Federal do Cariri em parceria com a Prefeitura.

Com o sucesso dos projetos a EMBRAPA e a UFCA buscam parcerias junto às prefeituras, para tentar revitalizar a cotonicultura e criar oportunidade de geração de renda para o agricultor cearense.

Para o prefeito Zé Helder, abraçar esta iniciativa é superimportante. “Os nossos agricultores precisam diversificar as culturas de plantio para que assim possam buscar alternativas de geração de renda no campo, o agricultor não pode depender apenas de uma cultura para o sustento de sua família”, diz.

Cícero Izidório disse que já está articulando com a universidade um seminário sobre a cultura do algodão para que os agricultores de Várzea Alegre possam se apropriar das novas técnicas de plantio e possam de fato retornar a produção no município. O secretário também disse que o preparo do solo da área do plantio faz parte da execução do Programa Terra trabalhada 2017/2018, que este ano também está beneficiando os agricultores que trabalham com culturas irrigadas.

O agricultor Arimatéia mostrou-se animado com o plantio e disse que ver no algodão uma alternativa para produzir na região. “É um tipo de produto que podemos colher com poucas chuvas, se no passado já produzimos muito por que agora não vamos conseguir? Se hoje tem mais apoio? falou.

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: