Índice que mede a qualidade de Gestão Fiscal classifica Caucaia em boa posição

0
26

Sob o comando do secretário Municipal de Finanças de Caucaia, Ramiro Barroso, o município acaba de receber boas notícias.

Caucaia ficou em 12° lugar dos 180 municípios cearenses pesquisados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), apresentando conceito B – Boa Gestão.

Caucaia apresentou um expressivo aumento no indicador que mede a receita própria, saltando da nota 0,3113, em 2009 para 0,4944, em 2011. O município precisa gerar pelo menos metade da receita própria para atender aos quesitos.

Em 2009, início da gestão do Dr. Washington Gois, a nota era de 0,5645 (Conceito C – gestão em Dificuldade). Em 2012, a Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento, utilizando a mesma metodologia do IFGF, apresentou um crescimento aproximado de 0,10 pontos, alcançando a nota de 0,7140.

Além da capital, Fortaleza, Caucaia foi a única a apresentar IFGF acima de 0,6 pontos – 0,6100 (conceito B – Boa Gestão), direcionada pelo aumento do IFGF Investimentos, ocupando a 2º posição no ranking dos maiores municípios do Ceará.

Foram 5.164 municípios pesquisados. A grande maioria das cidades brasileiras (3.418 municípios, ou 66,2%) permanece em situação fiscal difícil ou mesmo crítica.

O IFGF, índice calculado pela de Gestão Fiscal, é composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo de Dívida – que medem os principais aspectos da gestão fiscal dos municípios. As notas variam entre 0 e

1. O valor que se aproxima de 1 indica que a cidade está bem na avaliação.

Fonte: Blog do Roberto Moreira-DN

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.