Início Caucaia Índice que mede a qualidade de Gestão Fiscal classifica Caucaia em boa...

Índice que mede a qualidade de Gestão Fiscal classifica Caucaia em boa posição

0
COMPARTILHAR

Sob o comando do secretário Municipal de Finanças de Caucaia, Ramiro Barroso, o município acaba de receber boas notícias.

Caucaia ficou em 12° lugar dos 180 municípios cearenses pesquisados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), apresentando conceito B – Boa Gestão.

Caucaia apresentou um expressivo aumento no indicador que mede a receita própria, saltando da nota 0,3113, em 2009 para 0,4944, em 2011. O município precisa gerar pelo menos metade da receita própria para atender aos quesitos.

Em 2009, início da gestão do Dr. Washington Gois, a nota era de 0,5645 (Conceito C – gestão em Dificuldade). Em 2012, a Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento, utilizando a mesma metodologia do IFGF, apresentou um crescimento aproximado de 0,10 pontos, alcançando a nota de 0,7140.

Além da capital, Fortaleza, Caucaia foi a única a apresentar IFGF acima de 0,6 pontos – 0,6100 (conceito B – Boa Gestão), direcionada pelo aumento do IFGF Investimentos, ocupando a 2º posição no ranking dos maiores municípios do Ceará.

Foram 5.164 municípios pesquisados. A grande maioria das cidades brasileiras (3.418 municípios, ou 66,2%) permanece em situação fiscal difícil ou mesmo crítica.

O IFGF, índice calculado pela de Gestão Fiscal, é composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo de Dívida – que medem os principais aspectos da gestão fiscal dos municípios. As notas variam entre 0 e

1. O valor que se aproxima de 1 indica que a cidade está bem na avaliação.

Fonte: Blog do Roberto Moreira-DN

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.