Início Municípios Governo Municipal de Várzea Alegre comemora sucesso da Festa de Agosto

Governo Municipal de Várzea Alegre comemora sucesso da Festa de Agosto

0
COMPARTILHAR

O Governo de Várzea Alegre comemorou o resultado positivo da Festa de Agosto 2017, quando, de 21 a 31 do mês, acontecem os festejos ao padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato.

Os termos “Festa de Agosto” e “Festa de São Raimundo Nonato”, embora tênue, separam a festa social das comemorações religiosas.

O prefeito Zé Helder (PMDB), juntamente com o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e equipe do governo atuaram para que as festividades fossem bem-sucedidas nos dois sentidos, visto que o turismo religioso atrai milhares de visitantes à cidade, nesta que já é definida como a terceira maior festa religiosa do interior do Ceará, perdendo somente para as romarias do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e de São Francisco, no Canindé.

Medalha Papai Raimundo

A outorga da Medalha Papai Raimundo, que aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, no dia 26, se constituiu num dos eventos sociais marcantes com homenagens a 12 personalidades, entre estas, uma personalidade jurídica. Foram homenageados: Ana Ferreira Rolim “Dona Aniete” – Professora; Cristiana Bitu de Freitas – Enfermeira; Francisco Batista Alves “Demontier” – Contador; Francisco Marco Filho – Administrador, Radialista, Empresário e Escritor; GVS Sport Nordeste – Empresários Hélio Tenório da Silva e Osmar Meneghiti; José Batista Rolim – Vereador; José Carolino do Nascimento “Zé Luzia” –  Agricultor; José Sarto Nogueira Moreira – Deputado Estadual; Josimar Cunha Rodrigues “Josimar de Maranhãozinho” – Deputado Estadual pelo Maranhão; Maria Valdinete Silva – Pedagoga com especialização em psicopedagogia e Ex-Secretária Municipal Assistência Social; Nilo Sérgio Viana Bezerra – Ex-Deputado Estadual; Samoel Moreira de Holanda Júnior – Empresário

Centenário

O Eterno Deputado Luiz Otacílio Correia, por ocasião da outorga da Medalha Papai Raimundo, foi homenageado pela passagem de seu Centenário de Nascimento e foi representado pelos seus familiares.

Segurança

O prefeito Zé Helder, manifestou sua gratidão a todos os varzealegrenses e visitantes por mais um evento realizado de forma ordeira, onde os acontecimentos da área da segurança pública, foram considerados comuns pela própria polícia e muitos dos casos de furto foram solucionados pelo empenho das polícias Militar e Civil.

Neste ano, o reforço policial esteve na cidade apenas durante dois dias e outros policiais foram remanejados para Várzea Alegre, embora com diminuto contingente, mesmo sob os apelos do Governo Municipal e do Major Oliveira, da PM, para que o Governo do Estado enviasse mais policiais para a cidade.

Olhares

A equipe do Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho, mais um ano acertou com o tema Artes e Olhares, sugerido pela professora Liduina Sousa. O espaço trouxe um olhar diferente da cultura popular da cidade e revelou-se com homenagens a figuras icônicas como o Eterno Deputado Luiz Otacílio Correia, Idelfonso Pintor, Sanfoneiro Chico Araújo e a Evá Aboiador. O olhar da arte ainda mostrou vários talentos artísticos, passando do teatro mambembe, o artesanato, a culinária, os desenhos feitos na hora, às apresentações no palco central com números artísticos e culturais do governo e de organizações sociais.

Sem crise

Por pelo menos um momento, o povo de Várzea Alegre esqueceu a crise econômica brasileira e lotou as barracas tradicionais montadas ao longo da Av. Luiz Afonso Diniz, no Centro da cidade. Além de rever amigos, ser ponto de encontro, as barracas faturaram de forma satisfatória nesta Festa de Agosto.

Prospecção

Neste período de festividades, a cidade recebeu muitos visitantes ilustres como o deputado Dr. Sarto Nogueira e a presidente da ADECE – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Nicolle Barbosa. O prefeito Zé Helder prospecta com a ADECE a instalação de mais uma fábrica para Várzea Alegre, na política de seu governo para gerar trabalho e renda.  Nicolle Barbosa visitou a GVS Sport, indústria do ramo de motopeças, a Confplast, que produz cadeiras e mesas plásticas e a Atlas, fabricante de painéis de LED. Segundo avaliou Nicolle Barbosa, há a possiblidade de vir se instalar em Várzea Alegre, uma fábrica do ramo de confecções. Para isso, foram analisados locais com vistas à construção de um galpão.

Shows

Sá na área privada, houve grandes shows, se destacando as presenças dos artistas Weslley Safadão e Solange Almeida, que se apresentaram no CREVA – Clube Recreativo de Várzea Alegre, o Parque Cívico São Raimundo Nonato recebeu, numa promoção do Governo Municipal, o show de Gabriel Diniz, na noite deste dia 30 de agosto.

O prefeito Zé Helder disse que foi feito economia o que permitiu esse investimento para que o povo que não pôde ir às festas nos clubes, tivessem seu momento de diversão neste período de festividades. Zé Helder disse que a meta é nos próximos três anos da gestão, no mês de agosto, reservar a data do dia 30 para realizar show em praça pública, de graça para todo o povo de Várzea Alegre e visitantes. Para ele, essa também é uma forma de investir no turismo da cidade, movimentando a economia.

Com a realização do Show de Gabriel Diniz, o prefeito comentou que a festa foi encerrada com chave de ouro.

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.