Veja o que abre e o que fecha amanhã em Fortaleza no feriado da Proclamação da República

Com o feriado da Proclamação da República nesta quarta-feira (15), o fortalezense deve ficar atento ao que abre e ao que fecha na cidade. Para quem estiver planejando sair às compras, os shoppings funcionam normalmente, mas as lojas de rua terão funcionamento facultativo. Enquanto os bancos, escolas, universidades e repartições públicas estarão fechadas, supermercados, padarias e postos devem abrir. Enel e Cagece atendem em regime especial durante o feriado. Confira a lista abaixo:

Shoppings

Lojas, quiosques, praça de alimentação e cinema funcionam normalmente de 10 horas às 22 horas, de acordo com a Associação dos Shoppings Centers do Ceará (Alshop). Apenas os serviços públicos – Polícia Federal, Ministério do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Detran e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) – que funcionam em alguns shoppings estarão fechados.

Lojas de rua

As chamadas lojas de rua – como as localizadas no Centro de Fortaleza – podem funcionar neste 15 de novembro, segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), já que o funcionamento está previsto na convenção coletiva dos comerciários. Portanto, a abertura, ou não, das lojas fica a critério de cada lojista, mas as lojas pertencentes às grandes redes deverão funcionar normalmente.

Supermercados

Funcionam normalmente durante o feriado, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). Os funcionários que trabalharem nesta data devem receber adicional de feriado, segundo o sindicato que representa a categoria.

Padarias

Funcionam normalmente durante o feriado, de acordo com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará.

Bancos

Agências bancárias não funcionam na quarta-feira durante o feriado, conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará, e retomam as atividades na quinta-feira (16). Contas vencidas no dia 15 poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia 16.

Postos de combustíveis

O Sindicato dos Empregados de Postos de Combustíveis informou que os postos de gasolina estarão abertos normalmente durante o feriado.

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante o feriado da Proclamação da República. O plantão será para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As lojas de atendimento estarão fechadas.

Enel

A Enel Distribuição Ceará montou um esquema especial de atendimento para o feriado da Proclamação da Reública. A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos em todo o Estado, a fim de agilizar o atendimento emergencial.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: