Servidores do Detran-CE encerram greve após assembleia

0
36

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) decidiram encerrar a greve da categoria, deflagrada no dia 17 de outubro. A decisão saiu em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (13), na sede do órgão. Com a aprovação, os grevistas farão reposição das horas não trabalhadas e voltarão às atividades normalmente a partir da quinta-feira (14) em todos os postos do Ceará.

Os trabalhadores acataram o acordo feito na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, durante reunião entre o presidente da Casa, José Albuquerque (PROS), além dos deputados Antonio Granja (PROS), Júlio Cesar Filho (PTN), Rachel Marques (PT) e lideranças do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-CE). No acordo desta quarta, ficou assegurada uma negociação sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a partir do dia 10 de fevereiro de 2014.

De acordo com a presidente do Sindetran-CE, Eliene Uchôa, ressaltou a importância do retorno do diálogo entre Governo e catagoria. “o movimento dos trabalhadores foi vitorioso pela determinação e unidade dos servidores e dos movimentos sindicais, sobretudo, da retomada do diálogo entre o Governo e a categoria”, comentou.

Ilegalidade da greve do Detran

Segundo o Detran, as multas por desrespeito à decisão do Tribunal de Justiça da ilegalidade da greve continuam mantidas e não entraram na acordo por se tratar de uma matéria que só pode ser discutida judicialmente. O Sindetran afirmou que entrará com recurso para argumentar as justificativas do Detran ao decretar ilegalidade da greve.

“No que pertine as questões judiciais decorrentes do movimento de greve dos trabalhadores do Detran, todas as medidas recursais e de defesa estão sendo adotadas, considerando principalmente as exorbitância do valor deferido liminarmente a título de multa por cada dia de greve, bem como, a situação de carência de recursos tanto do sindicato quanto dos servidores”, disse Ramon Galvão, advogado do Sindetran. O TJ-CE havia estabelecido multa diária de R$ 50 mil ao sindicato e de R$ 300 aos servidores caso haja descumprimento da decisão.

Cerca de 300 servidores da capital e do interior do Estado paralisaram as atividades. Na pauta de reivindicações dos servidores do Detran-CE estão a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico, a reestruturação das tabelas salariais e a recomposição do quadro de funcionários através de concurso público.

Wilton Rodrigues
Repórter

FONTE:http://blogs.diariodonordeste.com.br

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.