PREFEITURA RETIRA PROPOSTA DE AUMENTO DE SALÁRIO PARA AGENTES DE SAÚDE

A Prefeitura de Fortaleza anunciou na tarde desta terça-feira, 7, que enviou ofício à Câmara Municipal para a devolução do Plano de Empregos, Carreiras e Salários (PECS) dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. Além disso, deverá ser realizada seleção pública para agentes substitutos.
A medida foi justificada diante do impasse nas negociações com a categoria, que se encontra em greve há 11 dias. Na manhã de hoje, o secretário municipal da Administração, Vaumik Ribeiro, havia informado que não iria mais negociar com os agentes de saúde e de endemias enquanto eles não retornarem ao trabalho.

Essa tomada de decisão, segundo uma fonte do Paço Municipal, faz parte de orientação da prefeita Luizianne Lins (PT) para endurecer com categorias que, em sua avaliação, estariam fazendo paralisações com fins apenas políticos.

Durante toda a manhã de hoje, a categoria fechou as duas entradas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os grevistas usaram correntes, cadeados e barreira humana para impedir a entrada e saída de pessoas do prédio, onde também funciona o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde.

Além do aumento salarial de 30%, a principal reivindicação da categoria é por melhores condições de trabalho. “Estamos trabalhando com escadas sem proteção e um protetor solar ineficiente. Por isso a população não acredita mais nos postos de saúde”, aponta. Cerca de 80% dos agentes de saúde e endemias aderiram ao movimento.
Fonte: O Povo
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: