Feira de carros da Parangaba será transferida para o Conjunto Ceará

No local onde a tradicional “Feira dos Pássaros” da Parangaba foi realizada por décadas, hoje todo o piso está quebrado. Junto aos restos de materiais e pedras que aguardam a requalificação do entorno da lagoa, na altura do cruzamento entre as avenidas Américo Barreira e Professor Gomes Brasil permanece apenas a venda de veículos. Mas, segundo a Secretaria Regional 4, responsável pela área, a “Feira dos Carros” será transferido para terreno da Prefeitura localizado na 2ª etapa do Conjunto Ceará, a 5,6 km de distância. Ainda não há data para a mudança.

Feirantes reclamam que a revitalização da Lagoa da Parangaba está parada mesmo após a transferência dos outros tipos de comércio para a rua Pedro Muniz. Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), explica que os veículos são empecilho para que as intervenções sejam executadas. “Parou porque os carros não foram retirados. A gente precisa da área 100% livre para continuar a obra. Nos outros trechos, continua normalmente. A obra é muito polarizada”. Segundo ela, após a mudança da “Feira dos Carros”, as ações serão retomadas em um ou dois dias. A requalificação está 40% concluída, estima.

Por meio da assessoria de imprensa, a Regional 4 informou que “a Prefeitura de Fortaleza está em negociação com os comerciantes de carros desde o ano passado”. A transferência será de caráter permanente, para espaço na rua Areninha com rua 602, na 2ª etapa do Conjunto Ceará. “O terreno está sendo limpo e preparado para receber os feirantes”, diz a nota. Depois disso, será marcada a mudança.

O POVO foi ao entorno da Lagoa da Parangaba no domingo, 10, e constatou os destroços da quebra do piso, além de pontos de água acumulada após as chuvas. A entrega da reurbanização, conforme a Prefeitura, é prevista para setembro. Desde 27 de janeiro, a “Feira dos Pássaros” foi realocada para a rua Pedro Muniz, próximo às avenidas Carneiro de Mendonça e João Pessoa. Cerca de 1.100 feirantes foram cadastrados para atuar nesse espaço.

O plano é construir na Lagoa da Parangaba novas calçadas, ciclofaixa, brinquedopraças, quadras de esportes, quiosques de alimentação, pista de cooper e skate. E inclui paisagismo, com plantio de árvores e criação de jardins, além de serviços de pavimentação e nova iluminação.

Fonte: O Povo Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: