Início Fortaleza Escolas particulares mudam calendário letivo em 2014 por causa da Copa

Escolas particulares mudam calendário letivo em 2014 por causa da Copa

0
COMPARTILHAR

Em 2014, as aulas nas escolas particulares começarão em 21 de janeiro. O primeiro semestre encerrará no dia 11 de junho

O ano letivo de 2014 será atípico para as escolas de Fortaleza, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Pela determinação da Lei Geral da Copa, os sistemas de ensino dos locais que irão receber os jogos terão de se adequar ao calendário do evento esportivo. Em Fortaleza, a rede particular se adiantou e divulgou, em agosto deste ano, que as aulas terão início em 21 de janeiro e seguirão até 11 de junho, véspera do início dos jogos. Os estudantes voltarão das férias em 15 de julho, mas os professores devem retornar antes, no dia 11 do mesmo mês. As alterações, no entanto, dividem a opinião de pais de alunos.

Carlos Wanderlan Teixeira, 47, tem dois filhos estudando em um colégio da rede privada da Capital. Para ele, é importante haver as modificações no calendário das escolas. “Na época dos jogos, vai ter uma conturbação muito grande no trânsito. Isso acabaria atrapalhando ainda mais, além de, fatalmente, mexer com a vida de todo mundo”, considera.

Mãe de duas crianças, Caroline Alves, 40, discorda de Wanderlan. Acostumada a tirar férias em julho, quando os filhos estão de folga do colégio, Caroline terá de se reprogramar em 2014. “Sou mais contra do que a favor dessa medida, porque seremos muito prejudicados”, critica. Agora, ela conta com a decisão da empresa onde trabalha para que possa adequar as férias do próximo ano com as dos filhos. “É muito ruim termos de adaptar nossas vidas a um evento passageiro”, conclui.

Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Airton de Almeida, a decisão, de fato, não agrada todas as pessoas. Porém, ele acredita que tenha sido a melhor decisão, tomando como base a experiência vivida este ano, quando ocorreu a Copa das Confederações. Mesmo sendo um evento de menor porte, Fortaleza sediou jogos, o que causou burburinho entre alunos e professores. “A experiência nos deu uma segurança maior para tomarmos a decisão”, conta.

Airton defende que haverá uma movimentação atípica na cidade, mexendo com os ânimos de estudantes e professores. Ele lembra que os meses de junho e julho também são considerados de alta estação para o turismo, quando Fortaleza recebe um maior número de visitantes, alterando o cenário do trânsito e da segurança na Capital.

Segundo Almeida, durante a elaboração do novo calendário, pais de alunos e educadores foram consultados para analisar a melhor opção. O presidente do sindicato acredita que o modelo vá ser utilizado pelas redes municipal e estadual, que ainda não têm um calendário definido.

Aproveitamento

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Enéas de Araújo, considera que “é absolutamente fora da realidade imaginar que as aulas permaneçam durante o período da Copa do Mundo, quando ela será realizada no Brasil e em Fortaleza”. Para ele, a realização do evento da Capital acaba com a possibilidade de aula no período. “Não seria produtivo, o rendimento de alunos e professores cairia muito”, analisa. Ele diz que haveria uma maior perda se ocorressem aulas durante a Copa.

Multimídia

O calendário das escolas em 2014 por conta da Copa do Mundo é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 8h30min, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.

Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 19h. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Multiplay).

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online.

Saiba mais

As alterações no calendário de escolas municipais, estaduais e privadas estão previstas em uma publicação no Diário Oficial da União do dia 6 de junho de 2012.

O que diz o artigo 64:

Em 2014, os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo Fifa 2014 de Futebol.

Fonte: O Povo

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.