Início Fortaleza Em solenidade com governador, estudantes de universidades estaduais fazem manifestação

Em solenidade com governador, estudantes de universidades estaduais fazem manifestação

0
COMPARTILHAR

Na manhã desta terça-feira, 12, o governador Cid Gomes esteve no Centro de Eventos do Ceará para a entrega de 4.414 notebooks para alunos do ensino médio da rede estadual, que se destacaram pelo desempenho acadêmico alcançado em 2012. O evento foi marcado pelo protesto de estudantes e representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA), que pediram melhores condições de ensino.

Cerca de 50 estudantes interromperam a cerimônia de entrega dos notebooks para protestarem. Em um dos cartazes levados a manifestação estava escrito: “Uece em greve por uma universidade de qualidade”. O governador do Estado também foi alvo dos manifestantes que gritaram: “Cid ditador, respeite o professor”.

+ Confira as imagens da solenidade e da manifestação

Os manifestantes queriam que o governador recebesse o comando de greve, mas não tiveram o pedido atendido. Os professores, diretores e alunos do ensino médio, das escolas públicas, presentes na cerimônia, tentaram impedir que os integrantes da manifestação erguessem os cartazes de protesto. Porém, o próprio Cid pediu que cartazes fossem levantados.

O governador Cid Gomes também comentou o protesto e direcionou suas palavras aos manifestantes: “a gente tem que aprender a ouvir, refletir e tirar nossas próprias conclusões sobre as coisas”.

Cerimônia

Os jovens que receberam os notebooks, são alunos das das escolas estaduais da Capital e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), de 1 a 9, sediadas, respectivamente, nos municípios de Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité e Horizonte. Ainda será realizada uma nova cerimônia para entrega dos equipamentos para os estudantes das Credes de 10 a 20, respectivamente, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

Greve

Na última quarta-feira, 6, professores, estudantes e funcionários da Uece realizaram uma manifestação em frente ao Palácio da Abolição. Na ocasião, houve conflito entre integrantes do protesto e policiais militares.

Todas as universidades estaduais estão em greve. São mais de 45 mil estudantes, 2 mil professores, além dos servidores, dos campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA) que pedem melhores condições de ensino.

 

Fonte: O POVO Online

com informações da repórter Rachel Gomes

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.