Em solenidade com governador, estudantes de universidades estaduais fazem manifestação

0
41

Na manhã desta terça-feira, 12, o governador Cid Gomes esteve no Centro de Eventos do Ceará para a entrega de 4.414 notebooks para alunos do ensino médio da rede estadual, que se destacaram pelo desempenho acadêmico alcançado em 2012. O evento foi marcado pelo protesto de estudantes e representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA), que pediram melhores condições de ensino.

Cerca de 50 estudantes interromperam a cerimônia de entrega dos notebooks para protestarem. Em um dos cartazes levados a manifestação estava escrito: “Uece em greve por uma universidade de qualidade”. O governador do Estado também foi alvo dos manifestantes que gritaram: “Cid ditador, respeite o professor”.

+ Confira as imagens da solenidade e da manifestação

Os manifestantes queriam que o governador recebesse o comando de greve, mas não tiveram o pedido atendido. Os professores, diretores e alunos do ensino médio, das escolas públicas, presentes na cerimônia, tentaram impedir que os integrantes da manifestação erguessem os cartazes de protesto. Porém, o próprio Cid pediu que cartazes fossem levantados.

O governador Cid Gomes também comentou o protesto e direcionou suas palavras aos manifestantes: “a gente tem que aprender a ouvir, refletir e tirar nossas próprias conclusões sobre as coisas”.

Cerimônia

Os jovens que receberam os notebooks, são alunos das das escolas estaduais da Capital e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), de 1 a 9, sediadas, respectivamente, nos municípios de Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité e Horizonte. Ainda será realizada uma nova cerimônia para entrega dos equipamentos para os estudantes das Credes de 10 a 20, respectivamente, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

Greve

Na última quarta-feira, 6, professores, estudantes e funcionários da Uece realizaram uma manifestação em frente ao Palácio da Abolição. Na ocasião, houve conflito entre integrantes do protesto e policiais militares.

Todas as universidades estaduais estão em greve. São mais de 45 mil estudantes, 2 mil professores, além dos servidores, dos campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA) que pedem melhores condições de ensino.

 

Fonte: O POVO Online

com informações da repórter Rachel Gomes

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.