Corpus Christi:Tapete marca celebração na Igreja de Cristo Rei

Em todo o mundo, católicos se reúnem hoje para celebrar o dia de Corpus Christi, corpo de Cristo em latim. A celebração faz referência à Eucaristia, dogma diferencial da igreja católica. Em Fortaleza, a Paróquia de Cristo Rei conta com programação especial e apresenta o já tradicional tapete de Corpus Christi. Durante a última semana, as pastorais e os movimentos da paróquia trabalharam na construção do tapete comemorativo feito de areia colorida, com 40 metros de comprimento.

Segundo Celeste Sampaio, membro há oito anos da Pastoral da Solidariedade, cinco deles ajudando na feitura do tapete, todo o trabalho é feito manualmente. “É um trabalho de formiguinha. Mesmo não tendo o dom para montar o tapete, ajudo como posso”, conta. Para ela, a cada ano as pastorais se aperfeiçoam mais na construção do tapete, que ano passado foi feito de ferragem.

Treze figuras temáticas compõem o tapete, que mistura diversos elementos da tradição cristã. Sagrada Família, Coração de Jesus, Espírito Santo e a própria Eucaristia são alguns dos elementos lembrados pelas pastorais. O ritual de construção do tapete, iniciado em 2005 na Paróquia de Cristo Rei, foi trazido do interior de Minas Gerais pelo atual pároco do local, padre Eugênio Pacelli.

O tapete será o caminho por onde irá passar a hóstia consagrada, principal componente da Eucaristia, durante a celebração de Corpus Christi. A igreja está aberta para visitação até próximo dia 10. Os fiéis podem ainda participar hoje da celebração de Corpus Christi, que conta com missas e procissão do Santíssimo Sacramento com paradas nos hospitais Genesis e Cura D’ars para a benção da saúde nos enfermos.

A Catedral Metropolitana também realiza celebrações de Corpus Christi. À noite, a programação prevê missa após a chegada de procissão vinda do Santuário de São Benedito, presidida por Dom José Antônio Aparecido Tosi, arcebispo de Fortaleza. O arcebispo celebra missas no santuário, antes da procissão, e na Catedral, com a chegada dos fiéis. Já na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a comunidade pode participar de missas durante todo dia. A primeira missa da manhã será seguida por procissão pelas ruas próximas, presidida pelo padre José Almeida de Freitas.

O Corpus Christi é uma festa católica que celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Ocorre sempre na segunda quinta-feira após o dia de Pentecoste para simbolizar a quinta-feira santa, quando Jesus Cristo sacramentou a eucaristia como um rito a ser celebrado pela Igreja em sua memória.

ENTENDA A NOTÍCIA

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Ela busca celebrar o santíssimo sacramento da eucaristia, dogma diferencial da Igreja Católica que não está presente nas demais religiões cristãs.

Serviço
Programação

Igreja de Cristo Rei
O quê: missas às 6h30min, 11h e 17h, seguida de procissão
Onde: rua Nogueira Acioli, nº 805, Centro

Catedral Metropolitana
O quê: missas às 10h, 12h e 18h30min
Onde: rua Sobral, nº 1, Centro

Santuário de São Benedito
O quê: missa às 16h, seguida de procissão até a Catedral
Onde: rua Clarindo de Queiroz, nº 1247, Centro

Igreja de Fátima
O quê: missa às 7h, seguida de procissão, 9h, 12h, 17h e 19h
Onde: rua Paula Rodrigues, nº 100, Fátima
Fonte: Jornal O Povo
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: