Cid Gomes parte em busca de Moroni

O governador Cid Gomes (PSB) está em Portugal, onde fica até o próximo domingo, 10, em viagem particular, bancada com os próprios recursos, de acordo com a assessoria de imprensa. A viagem de Cid a Portugal acontece logo após uma série de reuniões suas visando a conjuntura político-eleitoral que se aproxima, levantando a hipótese de que o governador tenha ido se encontrar com o ex-deputado federal Moroni Torgan, pré-candidato do Democratas à Prefeitura de Fortaleza.

Em tese, Cid encontraria Moroni para discutir uma eventual aliança partidária entre o PSB, PMDB e DEM, em um cenário de suposto rompimento entre o PSB e o PT, que, por sua vez, já escolheu Elmano de Freitas como pré-candidato oficial.

O presidente municipal do DEM, o empresário Robson de Castro, falando à reportagem de O Estado, disse que os Democratas “têm conversado com muita gente e, portanto, não seria estranho que Cid realmente tivesse ido a Portugal conversar com Moroni sobre essa aliança”. Castro, no entanto, fez uma ressalva. “Moroni não abre mão de se lançar como cabeça de chapa, até porque essa é uma determinação nacional do partido, através do senador Agripino Maia (RN)”. Para Castro, não há a menor possibilidade de que Moroni aceite, por exemplo, tornar-se vice em uma eventual chapa entre peemedebistas, socialistas e democratas. “Não estamos dispostos a aceitar uma sugestão do governador Cid Gomes nesse sentido”, reiterou o presidente do diretório municipal.

“O DEM nacional está totalmente unido em prol da candidatura de Moroni, mas, claro, estamos abertos a conversar com todos os partidos que queiram seu unir a nós”, finalizou.
A reportagem procurou, também, o presidente municipal do PSB, Karlos Kardoso. Para ele, “não existe a menor possibilidade de união com o DEM, até mesmo porque temos profundas divergências ideológicas”, disse.
RecipRocidade
O governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira (PMDB) estiveram reunidos ontem, em Brasília, para conversar entre outros assuntos, sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza. É sabido que Eunício, que conversou anteontem com o senador comunista Inácio Arruda sobre a possibilidade de um acordo entre PCdoB e PMDB, está disposto a seguir a indicação política de Cid, em uma espécie de “pacto de reciprocidade”. Desta forma, não seria estranho que o PMDB cearense embarcasse em uma eventual chapa integrada pelo DEM e PSB.
Relação esgarçada
De acordo com o colunista político Felipe Patury, da revista ÉPOCA, Cid Gomes estaria avaliando a possibilidade de afastar os quatro indicados pelo PT para o primeiro escalão de sua administração: os secretários de Cidades, Camilo Santana, de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, de Cultura, Professor Pinheiro, e seu líder na Assembléia Legislativa, Antônio Carlos. De acordo com o colunista, se as demissões forem efetivadas, aumentaria as chances de um eventual rompimento entre o PSB e o PT cearense. “O motivo do esgarçamento, diz Patury, foi o anúncio de Elmano de Freitas como pré-candidato, nome que tinha veto de Cid e do PMDB”. “Cid cogita incorporar na aliança o democrata Moroni Togan”, finaliza o colunista.
Governo do Estado
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, assumiu, interinamente, na noite de ontem, o cargo de governador do Ceará. Ele ficará no exercício da função até a volta de Cid. Essa é a segunda vez que o desembargador José Arísio Lopes da Costa assume o Governo do Estado. O vice-governador Domingos Filho (PSB) declinou da prerrogativa de exercício do Governo usando como justificativa o parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal que trata da inelegibilidade para parentes caso venha a assumir a função no periodo inferior a seis meses da eleição. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), também declinou de assumir o Governo do Estado também devido aos requisitos da inelegibilidade.

Do Estado
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: