Centrais sindicais protestam contra reforma trabalhista no Centro de Fortaleza

Entidades trabalhistas e movimentos sociais realizaram na manhã desta sexta-feira (10), no Centro de Fortaleza, uma manifestação celebrando o Dia Nacional de Lutas. Na pauta dos protestos, estavam o fim das reformas trabalhista e previdenciária, da lei que ampliou a terceirização, do congelamento do teto dos gastos públicos por 20 anos e o arquivamento do projeto que prevê a quebra da estabilidade de servidores públicos.

Centrais sindicais protestam contra reformas trabalhistas em Fortaleza (Foto: Jadson Santos e Jaqueline Lima)

O ato começou por volta das 10 horas na Praça Clóvis Beviláqua ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e percorre as principais ruas e avenidas do Centro de Fortaleza. O encerramento foi por volta de 12h, na Rua Tristão Gonçalves.

Segundo a organização do evento, a manifestação reuniu cerca de 20 mil pessoas. A Polícia Militar acompanhou o ato e afirma que a manifestação ocorreu de forma pacífica, sem registro de ocorrência. A PM não divulgou estimativa de público presente.

Participaram movimentos sociais Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular Ceará, CSP Conlutas, CUT Ceará, CTB, Unidade Classista, Intersindical, Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Sindifort), entre outros. A direção do Sindifort realizou panfletagens nas praças do Centro da cidade com tribunas livres convocando para o ato.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) participaram do ato, mas de forma rápida. De acordo com o presidente do Sintro, Flávio Braz, o ato correu em frente ao Terminal de ônibus do Antônio Bezerra por volta das 7 horas. Presidente do Sintro afirmou que o manifesto alertou os profissionais sobre a reforma trabalhista e do Dia Nacional de Lutas.

Fonte: g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: