Início Fortaleza Ceará tem 3 municípios em situação de risco da dengue

Ceará tem 3 municípios em situação de risco da dengue

0
COMPARTILHAR

O Ceará possui três municípios em situação de risco da dengue. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (19), pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, os municípios de Baturité, Canindé e Tauá apresentam mais de 4% dos domicílios com larvas do mosquito. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa).

Segundo levantamento Baturité, Canindé e Tauá estão em situação de risco. FOTO: ALEX COSTA

Ao todo, foram analisadas 19 cidades no Ceará. Em 11 delas, os mosquitos foram encontrados em 1% a 3,9% dos imóveis, caracterizando situação de alerta. Além da Capital, as cidades que estão em alerta são: Acaraú, Cascavel, Crateús, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Parambu e Tianguá.

Os números ainda apontam que 5 municípios cearenses estão em nível satisfatório, pois possuem menos de 1% dos imóveis com presença do mosquito Aedes aegypti. São eles: Aquiraz, Crato, Eusébio, Maracanaú, Morada Nova.

A pesquisa foi realizada entre 1º outubro e 8 de novembro deste ano e avaliou 1.315 cidades em todo o Brasil. O objetivo do estudo é identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

Verba será repassada para os municípios

O Ministério da Saúde está dobrando o volume de recursos adicionais que serão repassados a todos os estados e municípios brasileiros. O Ceará receberá mais de R$ 17 millhões  para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

Números de casos no Ceará

O Ministério da Saúde divulgou também o balanço dos casos da doença em 2013.No Ceará, foram registrados 32.039 notificações, 159 casos graves e 54 óbitos. A nível nacional, 1.476.917 notificações foram registradas, 6.566 casos graves e 573 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.