Início Fortaleza Camilo sanciona lei que beneficiará estudantes com bolsa no valor de um...

Camilo sanciona lei que beneficiará estudantes com bolsa no valor de um salário mínimo

0
COMPARTILHAR
Camilo Santana realizou transmissão ao vivo sancionando leis e respondendo perguntas (Foto: José Wagner / Governo do Ceará)

O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), realizou uma transmissão ao vivo pela página dele no Facebook nesta terça-feira, 15, e mostrou três leis que foram sancionadas, entre elas, o Avance.

O programa educacional concederá uma bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 937) para estudantes vindos da rede pública e matriculados na universidade pública.

O programa ainda está em fase inicial. Por isso, são mil alunos já matriculados em universidades públicas cearenses e que estão sendo contemplados atualmente. Para receber o benefício, os alunos precisam estar matriculados em universidade pública, terem cursado o Ensino Médio na rede pública, serem membros do programa Bolsa Família e terem tirado média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 560 pontos.

As outras duas leis são: a implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema de educação e formação à distância, com a criação e manutenção de Polos de Apoio Presencial; e a lei que regulamenta a equiparação salarial de servidores da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) com a média do Nordeste – como já fizera com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros.

Uma das perguntas respondidas durante a live foi a respeito da nomeação de novos professores para a Universidade Regional do Cariri (Urca). “Vamos fazer a nomeação. Já nomeei professores da UVA e da Uece, agora vou nomear os da Urca. Mesmo no momento difícil, de crise econômica que o Brasil vive, de seca no Ceará, temos um compromisso com a Educação”, respondeu Santana.

Outra questão apontada foi sobre quando ficará pronto o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Parangaba ao Mucuripe. Sobre isto Camilo disse: “Já está em teste de uso da população o trecho da Parangaba até a Borges de Melo. Está em operação assistida, gratuitamente, todos os dias, até meio-dia. A construtora que estava responsável pelo trecho Borges de Melo-Mucuripe estava muito lenta. Resolvi desfazer o contrato. Agora teremos mais celeridade na obra”. Por fim, também foi informado que o edital para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ce) sairá até o próximo mês.

Fonte: O POVO Online

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.