236 médicos cubanos chegam a Fortaleza na tarde desta segunda

0
34

Os 236 profissionais que chegaram na tarde desta segunda-feira, 11, à Capital fazem parte do grupo de três mil médicos que vão ocupar, em todo o Brasil, as vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos. No Aeroporto Internacional Pinto Martins, eles foram recebidos com alegria por apoiadores do programa do governo federal, Mais médicos, além do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Andrade. Os três mil médicos devem chegar ao País até o final desta semana para participar do módulo de acolhimento e avaliação sobre saúde pública e língua portuguesa.

Além de Fortaleza, outras quatro capitais recebem os médicos: Brasília, que concentrará um grupo de 1.872 profissionais; Vitória, onde ficarão 400 médicos; São Paulo (SP), com 300 profissionais; e Belo Horizonte, que reunirá um grupo de 192 médicos. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, além das três semanas de curso nessas cinco capitais, os profissionais ficam em treinamento por uma semana nos estados onde vão atuar. Durante esse período, eles estudam as doenças mais comuns da região e conhecem a estrutura hospitalar e de emergência da rede pública.

Em dezembro, esse novo grupo deverá ser encaminhado às cidades para atender a população. A distribuição dos médicos cubanos nos municípios segue critérios técnicos, dando igual prioridade às cidades em que é maior a parcela de pessoas dependente completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do IBGE.

Fonte: O POVO Online, com informações da repórter Camila Holanda e da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde
Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.