Início Municípios Fiéis varzealegrenses participaram da XIII Romaria à Capela de Maria de Bil

Fiéis varzealegrenses participaram da XIII Romaria à Capela de Maria de Bil

0
COMPARTILHAR
Fiéis em torno da capela

Como atividade da Coordenação Municipal de Cultura de Várzea Alegre, tendo à frente Dr. Hélio Batista, aconteceu neste domingo, dia 26 de março, a XIII Romaria à Capela de Maria de Bil e visita à estátua do Cristo Ressuscitado.

A tradição vem sendo seguida e logo na madrugada, por volta das 05h, fiéis se concentraram na praça da igreja matriz de São Raimundo Nonato, de onde seguiram em ônibus cedidos pela Prefeitura até o bairro Sanharol, onde participaram de um café comunitário, na Escola Antão Leandro Bitu.

Após o café comunitário, os fiéis seguiram em caminhada, num percurso de 3km até o alto da Serra da Gravié, onde foi construída em 1957, pelo agricultor José Alves de Oliveira (Zé Pretinho) a capela que referencia um dos pontos do martírio de Maria, que em 11 de março de 1926, foi brutalmente assassinada pelo marido Bil após o rompimento do casamento.

Como reforço ao local de romaria anual, em 2014, foi implantada na Serra do Gravié, pela Prefeitura, uma estátua do Cristo Ressuscitado medindo 12 metros de altura, feita em fibra de vidro.

O prefeito Zé Helder acompanhou a romaria e ao final falou aos admiradores de Maria de Bil, que estava contente por ter a oportunidade de voltar a contribuir com o evento religioso e cultural, que foi iniciado em sua primeira gestão em 2005, com a secretaria municipal de Cultura. Ele disse que agora, em seu terceiro mandato, vai contribuir para a caminhada, melhorando a infraestrutura do local.

Zé Helder fez elogios a fé do povo varzealegrense que sempre participa da caminhada com muita devoção, seguindo os rituais que lembram o martírio de Maria, mas também sua fé, compaixão e atenção aos pedidos dos que nela depositam esperança.

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui