Fatene de Caucaia promove curso de energias renováveis

O Ceará tem a chance de se tornar referência na formação de mão de obra para atuar no ramo de energias limpas. É que, no município de Caucaia (cerca de 20 minutos de Fortaleza), estão sendo ofertados um curso de extensão e um MBA em Gestor de Energias Renováveis com Ênfase em Energias Eólica e Solar.
Para mais informações sobre os cursos, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (85) 3299 2829. A responsável pelo curso é a Faculdade Tecnológica do Nordeste (Fatene), que possui unidade em Fortaleza e em Caucaia.
O curso de energias renováveis é ligado à graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental. “Já tivemos aprovação do MEC (Ministério da Educação). Estamos aguardando a publicação no Diário Oficial da União”, informou Luís Camboim, coordenador da graduação e do curso.
O MBA é direcionado a profissionais técnicos envolvidos com o tema da energia ou que pretendam adquirir conhecimentos para implantar projetos na área. Já a extensão é aberta a qualquer profissional e objetiva formar mão de obra qualificada às atividades de parques eólicos.
“Vai sair preparado para desenvolver montagem, desenho industrial, cálculos aerodinâmica, solda e parte ambiental também. Estará pronto para ingressar em um parque eólico”, afirma Fernando Ximenes, um dos professores do curso. Ele comenta que uma das consequências da capacitação de pessoal será o Estado deixar de trazer trabalhadores para atuar nos projetos eólicos e solares no Ceará.

Início das atividades

A primeira edição dos cursos em Gestor de Energias Renováveis com ênfase em Energias Eólica e Solar terá início em 17 de março de 2012, tendo duração de 18 meses, com duas aulas aos sábados por mês, das 8 horas às 18 horas, informou Ximenes. 

O corpo docente tem profissionais na área de energia, professores e especialistas convidados. O prazo para inscrições segue até 15 de março de 2012. Ainda não há informações no site da Fatene.

Do Blog de Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: