Falta de transporte escolar deixa estudantes sem aula em Morrinhos

Em Morrinhos, a falta de transporte escolar tem deixado muitos alunos da rede pública sem irem para a escola, outros, no entanto, estão caminhando cerca de 05km para chegar na escola, é o caso dos estudantes que moram na localidade de Curralinho e estudam na Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, na sede da cidade. Diversas denúncias foram ao ar hoje no programa “É de Lascar”, da rádio comunitária Liberdade FM 87,9.
Segundo populares, moradores de outras localidades têm enfrentado o mesmo problema, ainda que a atual Administração Municipal disponha atualmente de 18 ônibus do Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, conhecidos popularmente como “amarelinhos”, estes adquiridos na gestão do ex-prefeito Jerônimo Neto Brandão.
Segundo Ilton Santos, apresentador do “É de lascar”, na 46ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Morrinhos, realizada no dia 10 de janeiro, o Secretário de Educação, Elício Abreu, explicou em pronunciamento que o desfalque de alguns ônibus seria devido ao fato de alguns estarem em manutenção na cidade de Sobral. Mas Ilton questiona: “Desde a fala do secretário até então se passaram 22 dias. Ano passado foi constante a falta de transportes público escolar. A pergunta continua: Cadê os ônibus?”, disse.
Denúncias de falta de transporte ou problemas nos mesmos já foram realizadas na Câmara por alguns vereadores, entre os quais Professora Luzia e Márcio Maranhão, que teriam questionado problemáticas no transporte e qualidade dos ônibus.
Segundo Ilton, além do problema no transporte, num discurso de reduzir gastos, a atual gestão iniciada em 2017 já fechou 8 escolas (localidades de Prensa, Caninana, Peba I e Intans em 2017 e já para 2018 nas localidades de Nova Floresta, Boa Esperança, Bom Jardim – agora funciona só um anexo, e na sede,  a EMEI Professora Maria Guiomar Gomes Carvalho que gerou grande polêmica pelo contingente de alunos – cerca de 150 – , estrutura nova, recém-reformada e atualmente funciona a sede da Secretaria da Educação o que se especula que o real interesse do fechamento foi motivado para situar a nova sede). Segundo denúncias, nenhuma das escolas fechadas teve o consentimento da população e na comunidade assentada Altinho 1º de Janeiro (uma das escolas alvo dos fechamentos) só não consumou por conta de um abaixo assinado realizado por aquele coletivo.
O apresentador do É de Lascar destaca ainda que há uma demanda escolar menor de transporte ante um número considerável de transportes da frota própria, mas teriam, segundo denúncias, adquiridos para outras finalidades, como transporte de jogadores de futebol, apesar que os “amarelinhos”, conforme a legislação, só podem ser utilizadas com fins de transporte escolar.
Inclusive, conforme as denúncias, os ônibus foram usados constantemente em competições fora do Município de Morrinhos. O caso foi parar na Câmara na referida sessão. “Na fala do secretário, se compreende que o caso acontece e que o titular da pasta sabe que não é permitido, mas aceita e libera”, questionou Ilton Santos.
O site Jornal dos Municípios coloca-se à disposição da Prefeitura caso queiram fazer algum esclarecimento.

Por Ilton Santos – colaborador do JM em Morrinhos

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: