Início Maranguape Chuvas já garantiram abastecimento de 22 municípios do Ceará até 2018

Chuvas já garantiram abastecimento de 22 municípios do Ceará até 2018

0
COMPARTILHAR

Coreaú, Canindé, Irauçuba, Maranguape estão entre as cidades com armazenamento suficiente até janeiro do próximo ano

Açude Maranguapinho sangrou no último dia 7 de março (Foto: Mateus Dantas/O POVO)

As precipitações da quadra chuvosa deste ano já são suficientes para garantir abastecimento hídrico de 22 municípios e quatro localidades até janeiro de 2018, segundo acompanhamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A boa notícia, depois de 5 cinco anos de seca no Estado, chega no Dia Mundial da Água.

Os municípios que conseguiram o armazenamento são: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópoles, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Já os distritos são: Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça).

Apesar das precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns municípios ainda encontram-se com açudes abaixo de sua capacidade mínima de armazenamento. Principal açude que abastece a região, o Castanhão tem volume de apenas 5,7%.

Contingência

Atualmente, 27 cidades continuam em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas: o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação (como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida).

Fonte:  O POVO Online

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui