Início Maranguape Chuvas já garantiram abastecimento de 22 municípios do Ceará até 2018

Chuvas já garantiram abastecimento de 22 municípios do Ceará até 2018

0
COMPARTILHAR

Coreaú, Canindé, Irauçuba, Maranguape estão entre as cidades com armazenamento suficiente até janeiro do próximo ano

Açude Maranguapinho sangrou no último dia 7 de março (Foto: Mateus Dantas/O POVO)

As precipitações da quadra chuvosa deste ano já são suficientes para garantir abastecimento hídrico de 22 municípios e quatro localidades até janeiro de 2018, segundo acompanhamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A boa notícia, depois de 5 cinco anos de seca no Estado, chega no Dia Mundial da Água.

Os municípios que conseguiram o armazenamento são: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópoles, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Já os distritos são: Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça).

Apesar das precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns municípios ainda encontram-se com açudes abaixo de sua capacidade mínima de armazenamento. Principal açude que abastece a região, o Castanhão tem volume de apenas 5,7%.

Contingência

Atualmente, 27 cidades continuam em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas: o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação (como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida).

Fonte:  O POVO Online

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.