Chuvas comprometem acessos ao litoral cearense em pleno feriadão

Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste, e Icaraí de Amontada, litoral norte, estão entre os locais que tiveram seus acessos dificultados pelo grande volume de chuva

As fortes chuvas no Ceará neste sábado, 23, tem causado problemas em todo o Estado. Em Fortaleza, trechos alagados e uma cratera abriu no Papicu. Em pleno feriadão, o acesso está comprometido a duas das praias mais badaladas do Ceará: Icaraizinho de Amontada e Jericoacoara, ambas no litoral oeste.
O acesso principal ao Icaraí está bloqueado e os moradores precisam fazer um desvio para entrar ou sair da localidade(Foto: Foto: Via WhatsApp O POVO)
Jijoca de Jericoacoara, litoral oeste do Estado, teve grandes precipitações neste fim de semana. Na última quinta-feira, 21, foram registrados 115mm de chuva no município. Entre as 7h de sexta-feira, 22, e as 7h deste sábado, 23, a chuva já tinha atingido 68mm, segundo registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Como resultado, o grande acúmulo de água dificultou o acesso local. Moradores da região relataram que a passagem entre a Praia do Preá e a Vila ficou alagada com a alta no volume de água do Riacho Doce. Na praia do Preá, casas ficaram alagadas e o muro de uma residência desabou na manhã de sexta-feira.

Com um volume de chuva ainda maior – o terceiro maior em todo o Estado, Icaraí de Amontada teve sérios prejuízos: a força da água destruiu uma ponte na CE-176, bloqueando o acesso principal da localidade.

A estrada se rompeu no início da tarde de sexta-feira, após forte precipitações. Segundo a Funceme, choveu 137mm, atrás apenas de Itarema (maior chuva do Estado este ano, com 212mm) e Acaraú (150mm). Silvan, dono de uma pousada em Icaraí, afirmou que é possível chegar no local contanto que seja feito um desvio pela Sabiaguaba, em Amontada. “No local tem pessoas informando o caminho do desvio, mas um cliente chegou a pouco tempo informando que o caminho do desvio também está bem danificado”, relata. Fonte: O Povo Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: