Chove em 116 municípios do Ceará; precipitações não são suficientes para resolver estiagem no Interior

0
43

Foram registradas chuvas com intensidade em 116 municípios do Ceará desde a tarde de domingo (3) até as 11h da manhã desta segunda-feira (4), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As chuvas, no entanto, não são suficientes para resolver o problema daestiagem no interior do Estado, segundo a Funceme.

A causa dessas precipitações, que variam entre moderada e forte, é a presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atuando no Nordeste do Brasil. A instituição de meteorologia afirma ainda que deve continuar chovendo em diversas regiões nesta segunda-feira (4). “Entretanto, para amanhã e quarta-feira, o Vórtice deve perder intensidade e se dissipar”, explicou o meteorologista Raul Fritz.

Confira os municípios com maior registro de chuvas:

– Solonópole (119 mm)
– Cedro (90 mm)
– Sobral (89,8 mm)
– Lavras da Mangabeira (85.2)
– Iracema (88.2 mm)
– Icó (78 mm)

Em todas as regiões do Ceará foram registradas precipitações, principalmente no Sertão Central, Região Norte e Região Jaguaribana. Em Fortaleza, no entanto, choveu apenas 2 milímetros.

Precipitações não têm relação com estação chuvosa de 2014

A Funceme revelou que o sistema que atua desde ontem sobre o Ceará não tem associação com a estação chuvosa de 2014.

“O Vórtice tem característica de ser temporal, ou seja, em poucos dias ele se dissipa. Essas chuvas não têm ligação com o período chuvoso do próximo ano, pois são causadas por sistemas diferentes. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2014 só será divulgada pela Funceme na segunda quinzena de janeiro”.

Fonte: Verdes Mares

 

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.