Início Caucaia Secretária defende creches com tempo integral a partir de 2018 em Caucaia

Secretária defende creches com tempo integral a partir de 2018 em Caucaia

0
COMPARTILHAR

Abrindo nesta terça-feira (29/8) a série de transmissões ao vivo com secretários e técnicos da Prefeitura no Facebook, a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Lindomar Soares, revelou que em 2018 todas as creches de Caucaia devem operar em tempo integral.

Lindomar Soares – Secretária de Educação de Caucaia

De acordo com ela, a pretensão da SME é de replicar o modelo nas unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental em seguida. Para isso, um projeto curricular está sendo construído considerando a importância da capacitação dos professores e uma nova proposta metodológica. “Queremos, no início do ano letivo, ter projetos pilotos no Ensino Fundamental”, antecipou a secretária.

Lindomar lembrou do caráter delicado do ensino em tempo integral. “Transformar uma escola em tempo integral não é apenas dizer que o aluno vai ficar o dia inteiro nela. Isso requer inúmeras ações, tanto nas estruturas físicas quanto nas questões pedagógicas”, frisou.

A secretária também utilizou a transmissão inédita na Internet para detalhar ações desenvolvidas pela Prefeitura no sistema municipal de ensino desde o início da nova gestão, em janeiro. “Foi feito um movimento de diagnóstico e de priorização das principais necessidades”, disse. Das priorizações citadas, destacam-se as assinaturas das ordens de serviços de recuperação de dez escolas no último mês, o processo de licitação para recuperação de 17 quadras poliesportivas, a melhoria da merenda escolar e o aumento das rotas do transporte escolar.

Tendo a valorização do ensino como foco, Lindomar pontuou que uma das principais medidas adotadas foi a valorização do protagonista do quadro: o professor. “A primeira iniciativa foi corrigir a distorção que era o salário do professor contratado em caráter temporário. O professor era graduado, mas recebia como de nível médio”, explicou.

A medida surtiu efeito: todos os educadores temporários hoje recebem pelo nível de graduação inicial de carreira. “Outra questão foi o aumento salarial. Foi aplicado o aumento linear a todos os professores da rede municipal de ensino, tanto os contratados quanto os efetivos. Foi um aumento de 7.64%”, comemorou.

DIÁLOGO ABERTO

Durante a transmissão ao vivo, a secretária respondeu a questões enviadas pelos usuários. A maioria dos questionamentos foi quanto à convocação do Cadastro de Reserva referente ao último concurso público. Em julho, a SME deu posse a 172 aprovados no certame.

“Todas as vagas ofertadas no último concurso foram atendidas. Estamos vendo agora um realinhamento das políticas públicas de educação, fazendo um planejamento de rede para a gente efetivamente poder convocar esse quadro reserva. Esse chamamento tem que ser feito com muita seriedade e responsabilidade para não gerarmos problemas futuros para o município.”

Ela explicou: essa avaliação minuciosa de demanda atual evitará que, no futuro, a Prefeitura tenha profissionais efetivos sem a necessidade real da existência deles nos quadros da SME.

A transmissão durou 30 minutos e pode ser conferida na íntegra na página da Prefeitura de Caucaia (www.facebook.com/prefeituradecaucaia) ou diretamente por meio do link http://bit.ly/2iEBwyX. As interações de secretários e técnicos da gestão com a população ocorrerá a cada 15 dias.

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.