Início Caucaia Prefeitura de Caucaia quer viabilizar ações em políticas sobre drogas

Prefeitura de Caucaia quer viabilizar ações em políticas sobre drogas

0
COMPARTILHAR
Imagem de divulgação da Web

Caucaia é um dos municípios com maior concentração de comunidades terapêuticas e casas de acolhimento a dependentes químicos do Ceará. No entanto, boa parte desses espaços não atua de maneira regulamentada.

Preocupados com a regularização do funcionamento desses equipamentos e com a construção de uma Política Municipal sobre Drogas, a vice-prefeita Lívia Arruda e outras autoridades reuniram-se na manhã desta terça-feira (6/6). Para secretário municipal de Saúde Moacir Soares, “essa tem que ser uma bandeira levantada pela nossa gestão”. O objetivo do gestor é articular ações integradas e fortalecer não apenas o serviço especializado, mas todos os pontos de atenção.
“Essa reunião é de extrema importância porque é onde o município retoma uma atenção especial a este assunto. É indispensável que haja esse movimento de engajamento e compromisso do poder público. Tenho certeza de que Caucaia vai ter grandes avanços no combate às drogas e a sociedade vai se beneficiar muito com isso”, declarou a vice-prefeita, fazendo referência ainda à participação de outros setores no debate. A pauta foi discutida por representantes das secretarias de Saúde, Políticas sobre Drogas e do Desenvolvimento Social, além de psicólogos, assistentes sociais e militantes da causa.

O Governo do Estado também esteve representado nas presenças do secretário-adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Cláudio Saraiva, da titular da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel, da coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, e da assessora técnica Ana Paula Albuquerque.
Entre os encaminhamentos definidos no encontro estão a implantanção do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) até julho e a elaboração da Lei Municipal de Políticas sobre Drogas, além da realização de um mapeamento dos abrigos existentes em Caucaia.

De acordo com a coordenadora de Políticas Sobre Drogas do Governo do Ceará, este é um trabalho que merece atenção, levando em consideração o RDC 29, resolução que preconiza e orienta o trabalho das comunidades terapêuticas no Brasil. “Temos que estar atentos e reforçamos a nossa preocupação no que diz respeito ao município de Caucaia”, declarou Alessandra Pimentel.

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.